segunda-feira, setembro 08, 2008

ARROZ DE GRELOS COM CHOURIÇO DE SANGUE E FARINHEIRA NO FORNO



Vi esta receita do Cupido!!!Mas os filhos não gostam muito de feijão verde então resolvi fazer com grelos. Mas como aqui os chouriços de sangue não são nada parecidos com os do Cupido. Resolvi ir Lisboa a uma charcutaria que têm enchidos de todas as regiões:))))(Enchidos a minha paixão). Lá vim toda contente com 2 chouriços de sangue da Beira e 3 farinheiras que mal entrei riram-se para mim e disseram estamos aqui??? Quando vinha a caminho pensei e se junta-se as farinheiras(sim porque apanhei transito na ponte 25 de Abril ou Salazar como quiserem chamar). E o cheirinho que vinha dentro do carro era de bradar os céus. Mas vamos deixar de conversas e vamos à receita.
Ingredientes:
-arroz 1 tigela e meia de sopa
-água 3 tigelas de água
-2 chouriços de sangue da Beira (eu acho que os chouriços não eram da Beira os do Cupido deixou o arroz mais escuro)
-3 farinheiras
-1 molho de grelos de nabiça
-1 cebola
-azeite
Preparação:
Cozi as farinheiras e reservei a água "ups" uma rebentou. Cozi os grelos escorri e reservei. Num tacho de barro piquei a cebola e juntei o azeite e o chouriço de sangue deixei cozinhar até a cebola estar translúcida. Juntei as 3 tigelas de água. Onde coloquei a água que cozinhou as farinheiras mesmo com uma farinheira rebentada dentro dela. Quando levanta fervura juntei o arroz deixei ferver um pouco e coloquei os grelos. Rectifiquei o sal (levou só uma pitadinha porque já tinha o sal dos enchidos). Quando está a três quartos de estar cozinhado deita-se num tacho de arroz de barro e vai ao forno acabar de cozinhar. Quando estava quase coloquei as rodelas de farinheira por cima dos tachos. (Sim fiz 2 porque o meu marido e filho comem bem e eu tinha convidado a minha amiga Manuela para vir jantar).

Notas: alterei a receita original. Cupido teve que ser aquelas malandras das farinheiras(sorrisos)...