sexta-feira, janeiro 09, 2009

EMPADÃO DE PERU COM PALHADA





Quando vi a palhada da Risonha achei muita graça. Porque a minha mãe já fez que foi uma amiga que lhe deu a receita. Mas como a minha mãe anda com uns gostos muito esquisitos em relação ao que lhe apetece comer eu não liguei. Agora vi no blog da Risonha e que se chama: palhada! Ok, fiquei mesmo muito curiosa. Mas fazer a dita palhada cá em casa os meus filhos diriam que surtei! Então pensei; vou fazer empadão com resto do peru que sobrou e faço só no meu prato a palhada. Só que esta palhada está alterada levou carne. Mas digo gostei os meus filhos é que torceram o nariz ao olhar para o meu prato. Vamos à receita

Ingredientes:
Refoguei uma cebola, 2 dentes de alho, salsa, 1 folha de louro meio chouriço cortado miudinho com azeite. Quando a cebola está translúcida junto 3 colheres de (sopa) de polpa de tomate e 1 dl de vinho branco. Junto o peru desfiado e tempero com sal, pimenta e orégãos e, deixo harmonizar os sabores. Quando está pronto reservo. Agora o puré eu cozo as batatas temperadas com sal e quando cozidas passo pelo passe -vite coloco 2 colheres de (sopa) de manteiga e leite até estar com a consistência desejada. Tempero com pimenta e noz-moscada.
Montagem:
No tabuleiro uma camada de puré de seguida a carne e volto a colocar o puré. Pincelo com gema de ovo batida e enfeito a gosto. Notas foi servido com salada de alface cortada miudinha e cebola temperada com sal, azeite e vinagre. Claro que os filhos colocaram a salada nas tigelas à parte eu no meu prato é que fiz a palhada.