terça-feira, março 31, 2009

GELADO DE CHÁ VERDE #18#







Falando com o Cupido sobre sabores. Ele dá-me a ideia deste gelado que seria a companhia ideal para o vinho flp , ok, eu disse logo seguimos para bingo.  Claro, deu-me só um pouquito de trabalho por causa do chá verde (matcha) mas o que se faz sem trabalho também não tem gozo nenhum certo? Vamos à receita:

Ingredientes:
-250 ml de natas Longa Vida
-150 ml de leite
-2 colheres de sopa de chá verde em pó (matcha)
-5 colheres de sopa de açúcar amarelo
-5 colheres de sopa de mel

Levei ao lume o leite com o açúcar e o mel até dissolver e deixei arrefecer. Numa tigela dissolvi o chá em pó (matcha) nas natas e juntei o preparado anterior já frio. Deitei na sorveteira a trabalhar levou 35 minutos. Ao fim desse tempo retirei metade do gelado e levei á geleira na outra metade liguei novamente a sorveteira e juntei 150 g de praliné picado grosseiramente na 1-2-3. Reguei com mel de Alecrim. Simplesmente divino.

Para o praliné:
-70 g de miolo de amêndoa grosseiramente picado
-150 g de açúcar
-água
Deitei o açúcar numa frigideira antiaderente, borrifei com água,  e levei ao lume. Quando o açúcar começar a caramelizar, adicionei as amêndoas, misturei bem e espalhei sobre uma folha de papel vegetal. Deixei arrefecer e piquei grosseiramente com uma faca. Não usem picadora, se não transforma-se em pó ok?