quarta-feira, maio 20, 2009

CAFÉ BOMBA



Quem me visita já sabe a minha paixão por gelados caseiros;) Claro é uma sobremesa que nunca falta na minha arca. Tenho sempre de vários sabores, seja inverno ou verão, eu e filhos adoramos.

Claro, mais uma receita retirada do meu livro "Paixão pelo Café"
Gelado de café:
-150 g de açúcar
-180 ml de água
-350 ml de leite evaporado (1 lata)
-350 ml de natas
-3 gemas
-4 colheres de sopa bem cheias de café solúvel
-150 g de nozes picadas grosseiramente
-1 colher de café de essência de baunilha
-1 pitada de sal

1-Coloque o açúcar e a água numa caçarola e leve ao lume até levantar fervura e o açúcar se dissolver. Apague o fogão e espere que a calda arrefeça.
2-Misture a calda com o leite, as natas, as gemas e uma pitada de sal e bata um pouco. Coloque o preparado num tacho de fundo espesso e leve a lume brando. Cozinhe-o durante uns 7 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, junte o café e a baunilha e mexa bem.
3-Deixe o creme arrefecer, guarde-o no frigorifíco até ficar bem frio e coloque-o então na sorveteira a trabalhar pela abertura da tampa. Quando obtiver uma consistência cremosa e espessa, adicione as nozes e deixe envolver. Retira e coloca no congelador.
Numa taça de gelado coloca um pouco de molho de creme inglês de café. Junta 2 bolas de gelado coloca mais um pouco de creme de café e aromatiza com vodca e sirva imediatamente.
Notas: claro, o do filho fiz tal e qual a receita com a vodca. Disse: "mãe simplesmente divino":)

A receita do molho de creme pasteleiro de café encontra-se AQUI.

Notas: a falar com um amigo ele disse-me que se calhar ligava melhor com vinho do Porto! Ok...o filho experimentou e concordou em absluto com o meu amigo;)