quinta-feira, maio 21, 2009

TORNEDÓ COM FAVAS SALTEADAS E PESTO


Eu quando era miúda adorava descascar favas. Cresci (!) já não tenho tanta paciência :) mas... a minha mãe como sabe que eu adoro as ditas, teve paciência para descascar 6 kg de favas. Que uma amiga lhe trouxe da terra. Claro (!)  As favas guisadas com entrecosto e enchidos vai sair com certeza mas... desta vez apeteceu-me fazer salteadas e fazer um pesto de favas, para acompanhar uns tornedós: foi a primeira vez que fiz o pesto de favas. Mas ficou uma delicia,até o meu provador oficial (filho) que não gosta de pesto gostou deste. Eu faço a olho e este não foi excepção. Cozi as favas e retirei a pele deitei no copo da varinha. Juntei um alho picado, 50 g de queijo parmessão e com a varinha fui passando e juntando o azeite até ter a consistência desejada para mim, claro (!) No fim juntei umas 30 g de pinhões. Deitei num frasco e reservei no frigorífico.
Agora os tornedós fiz assim.

Ingredientes:
-bife do lombo grosso
-azeite
-folhas de louro
-dentes de alhos
-vinho branco
-favas cozidas e sem pele
-sal marinho
Aqueci um pouco de azeite e corei a carne de ambos os lados. Retire plvilhei com flor de sal e reservei. Adicionei-lhe os alhos esmagados com casca, o louro e deixei cozinhar um pouco, deitei o vinho (à volta de 1 dl). Depois juntei o suco e os bifes e cozinhei em lume brando durante 5 minutos. Agora para as favas salteadas. Numa frigideira deitei um pouco de azeite e cortei 2 dentes de alho laminados deixei harmonizar o azeite com os alhos e juntei as favas cozidas e sem pele e salteei. Rectifiquei o sal e reservei. Levei um pouco de molho pesto ao lume, quando aquecido juntei 1 colher de manteiga e envolvi bem. Servi os bifes com as favas salteadas, deitei-lhe o próprio molho dos bifes e deitei um pouco de pesto por cima. Se gostar pode polvilhar pimenta vermelha por cima. No meu caso não coloquei a dita.
 
Nota: para os filhos também fritei batatas (sorrisos). Claro (!) Eles não têm culpa de a mãe ser "surtada" por favas...