terça-feira, junho 23, 2009

GELADO DE CREME DE AVELÃS, COM CREME DE CARAMELO





Resolvi fazer este gelado. Só que em vez o "creme de avelãs" que tinha dito que fazia, fiz este "creme de caramelo" que nunca tinha feito e que me surpreendeu pela positiva...

Ingredientes do gelado:
-80 g de avelãs moídas
-125 g de açúcar fino
-1 ovo
-200 ml de natas
-250 ml de leite gordo
Numa tigela bata o leite, com o ovo e o açúcar até ficar fofo. Noutra tigela bata as natas até ficarem cremosas. Junte o preparado do leite às natas e envolva muito bem. Quando bem envolvido junte as avelãs moídos e envolva. Na sorveteira a trabalhar verta o preparado pela abertura da tampa leva 40 minutos a estar pronto. Numa taça coloquei um pouco de creme depois coloquei 2 bolas de gelado e deitei um pouco de creme por cima do gelado.
Creme de caramelo:
Num tacho coloco 25 g de açúcar e levo ao lume até começar a fazer espuma (derreter) Sempre a mexer. Retiro do lume e junto uma chávena de café de água fria mexo bem. Reservo. Junto 200 ml de leite com uma colher de sopa de farinha maizena, 25 g de açúcar e uma gema envolvo tudo muito bem e junto ao preparado anterior. Levo de novo ao lume até engrossar depois retiro e envolvo muito bem 50 g de miolo de avelãs torrado e moído. Deixo arrefecer e é servir ao seu gosto com o gelado.