sexta-feira, julho 24, 2009

PETIT GATÊAU DE CHOCOLATE PRETO, GIGANTE,COM GELADO DE VINHO MOSCATEL FAVAIOS [PARABÉNS]





Esta sobremesa é para um amigo (sorrisos). Parabéns! Por mais um aniversário!!! Já tenho postado no blog Petit Gateau, em bolos pequenos de chocolate preto e branco.

Resolvi variar em vez de fazer em pequeno fiz em grande. Ok, as medidas claro, alterei vamos à receita.

Ingredientes:
-500 gr de chocolate preto de boa qualidade (usei o que comprei na "Cacao Sampaka")
-300 gr de manteiga
-200 g de açúcar
-5 ovos inteiros
-4 gemas (congela as claras)
-4 colheres de sopa de farinha
Derrete o chocolate com a manteiga no micro-ondas. Numa tigela mistura os ovos com as gemas, o açúcar e a farinha peneirada. Bater com a vara de arames. Junta o chocolate derretido e envolve bem. Deita a mistura numa forma untada e enfarinhada. Vai a cozer a forno pré-aquecido a (200ºC) durante 17 minutos (eu quis que o interior fica-se com a consistência da mousse já depois de estar no frio. Se preferir com ela mais liquida tipo mousse acabada de fazer é mesmo só 14 minutos) a precisão no tempo da cozedura é mesmo muito importante, os 3 minutos faz toda a diferencia. Notas: do meu provador oficial (filho)ui,ui mãe é brutal mesmo. Adorou o Petit (o crocante da cobertura com a mousse) e o gelado de Moscatel...Servi com gelado de vinho Moscatel, vamos à receita.

Gelado de vinho Moscatel Favaios:
Ingredientes:
-2 gemas
-150 gr de açúcar
-50 ml de vinho Moscatel "Favaios"
-50 ml de leite gordo
-200 ml de natas
Bati as gemas com o açúcar até ficar tudo muito bem misturado. Depois envolvi as natas batidas até ficar "quase" chantily. Juntei o vinho e o leite e envolvi tudo muito bem. Deitei a mistura pela abertura da tampa da sorveteira ligada. Levou 25 minutos. Bem, nem digo nada...

Estou no Facebook aqui!