quarta-feira, agosto 26, 2009

CANIVETES À ESPANHOLA


Já sabem, quem me ensinou a fazer este prato? Claro, o meu tio espanhol 😍 eu não gosto de marisco. Mas não deixo de fazer quando o meu pessoal pede...

Ingredientes:
-canivetes
-3 dentes de alho
-1 cebola grande
- 1 ramo de coentros
-1 tomate grande e maduro
-meio pimento vermelho
-1 cálice de brandy
-sal, pimenta e azeite

Cubra os canivetes com água e sal grosso. Deixe-os em repouso para libertarem toda a areia. De seguida, pique os alhos, a cebola e um pouco de coentros. Retire a pele ao tomate e limpe-o de sementes. Corte-o em cubos e o pimento em tiras. Aloure, então, a cebola e o alho, num pouco de azeite com uma pitada de sal com pimenta. Junte os canivetes.  Refresque com o brandy, e tape deixe cozinhar até as conchas abrirem. Por fim, junte o tomate, pimento e os coentros. Salteie por alguns minutos e rectifique os temperos. Sirva de imediato...

Nota: chamam-se canivetes ou lingueirão, (mas há uma diferença muito grande entre um e outro. Um tem a casca escura e o outro tem a casca branca. Também a diferença está na zona de onde se apanha (foi-me explicado por um pescador)...eu sou muito curiosa (basta que sou mulher) tenho que perguntar tudo. 😎