domingo, agosto 30, 2009

O BACALHAU DA MINHA MÃE




O meu pai chamava este bacalhau "à tia Alice" a minha mãe sempre fez este bacalhau e todos adorávamos. Então como já não como este bacalhau feito pela minha mãe já há 18 meses resolvi fazer para saborear o sabor da comida da minha mãe.
Corto as batatas às rodelas grossas lavo-as e deixo dentro de água durante 1 hora, dentro do frigorífico. Depois seco-as e frito em azeite. Quando fritas reservo. Nesse mesmo azeite frito o bacalhau. Quando frito reservo. Nesse mesmo azeite junto cebolas em abundância às rodelas e dentes de alhos cortados às rodelas também e tempero com sal e pimenta. Deixo cozinhar a cebola sempre em lume brando até estar "estilo" loura clarinho. Quando cozinhada num tabuleiro coloco o bacalhau no meio as batatas à volta e deito o azeite com a cebola e os alhos por cima. Vai ao forno pré-aquecido só mesmo para harmonizar os sabores. Sirvo com ovos cozidos e azeitonas...Notas: claro que as batatas são fritas em azeite mas nunca "estilo" fritadeira. Eu frito numa frigideira e vou colocando poucas de cada vez...