sábado, agosto 29, 2009

O MEU BOLO DE MASSA FILO



Eu faço o meu assim!

Ingredientes:
-1 rolo de massa filo refrigerada
-200 gr de manteiga derretida (mas, mesmo manteiga, não usem margarina)
-6 ovos
-3 gemas
-230 gr de açúcar
-1 vagem de baunilha
-1 colher de chá de farinha maizena
-150 ml de água

Eu primeiro de tudo pincelo um tabuleiro com a manteiga derretida. Depois vou colocando 1 a 1 folha de filo sempre pinceladas com a manteiga derretida até perfazer 7. Pincelo as outras folhas de filo com a manteiga e reservo. Num tacho coloco o açúcar com a água e a vagem de baunilha e levo ao lume até derreter o açúcar. Deixo arrefecer. Depois de frio junto a farinha e envolvo bem para não deixar grumos. Junto os ovos batidos e levo de novo ao lume até fazer a textura de (doce de ovos). Cubro com este preparado as folhas de massa filo que estavam no tabuleiro e volto a colocar folha a folha pinceladas que tinha reservado até perfazer as 7. Levo ao lume pré-aquecido a (150º C) até estar o filo louro. Quando louro retiro e polvilho com açúcar em pó...

Nota: se quiser que o bolo fique mais alto é só colocar mais folhas (claro ao gosto de cada)eu pessoalmente gosto mais assim...