sábado, setembro 05, 2009

TRIPAS À MODA DO PORTO

O mais engraçado disto tudo! É que só soube que "tripas à moda do Porto"é a dobrada, e foi, desde que tenho blog. Com tantos livros de cozinha, e nunquinha li as receitas, simplesmente porque pensava que era umas "coisitas" que eu via desde miúda nos talhos (assim para o esquisito)compridas e fininhas mesmo com o feitio de tripas. Claro que tanta vez que fui ao Porto e nunca comi ok,para mim era isso que eu pensava e mais nada, nem questionava!!! Agora que soube o que era, perguntei à minha mãe:- Mãe sabe o que são "tripas à moda do Porto"?Responde ela:- é o que nós chamamos dobrada! Ok, só mesmo a tansinha (eu) é que não sabia. Esta receita retirei do meu livro (Cozinha de Portugal "Entre Douro e Minho" de Maria Odette Cortes Real)...

Ingredientes:
-1,5 kg de tripas, folhos e favos (dobrada) "é para não me esquecer"
-1 chouriço
-200 gr de presunto
-1 orelha de porco
-1 mão de vitela
-meio frango (não usei)
-2 cebolas
-1 kg de feijão-branco
-1 tira de entremeada
-carne de vaca (foi opção minha)
-3 cenouras
-1 folha de louro
-100 gr de banha (usei azeite)
-1 ramo de salsa
-sal, pimenta e cominhos

Preparam-se as tripas (dobrada) muito bem e esfregando-as muito bem com sal e sumo de limão. (Eu lavei como costumo lavar, sempre, com vinagre aos anos não ia mudar agora). Põem-se num alguidar com água e rodelas de limão, até ficarem brancas. (passei esta parte) as minhas estavam branquinhas "estilo"pareciam que tinham sido lavadas com OMO (sorrisos). Cozem-se todas as carnes separadamente e o feijão como habitualmente. (Nesta parte eu não obedeci:) faço como costumo fazer coloquei a orelha bem lavadinha e a entremeada em sal na véspera. Depois retiro o excesso do sal e juntei as carnes todas e foi a cozer. Vou retirando as carnes conforme estão cozidas e vou reservando. Claro que o feijão cozi à parte. Num tacho, leva-se a alourar na banha (eu foi no azeite) a cebola e a folha de louro. Juntam-se as tripas (dobrada) e o resto das carnes cortadas aos bocados, o feijão, as cenouras cozidas e um pouco de caldo de carne; (o caldo foi onde foi cozidas as ditas carnes) tempera-se com sal, pimenta e cominhos. Ferve durante 25 minutos. Ok,eu levei o tempo que achei necessário até apurar). Serve-se polvilhada com salsa picada...Notas: ter em atenção ao sal, porque vai utilizar o caldo da cozedura das carnes e nesse caldo foi cozido o presunto,chouriço e no meu caso a entremeada e orelha previamente salgadas. Agora em relação ao sabor ficou aprovadissimo por mim, filha e marido. Já o meu provador oficial (filho) não gostou, mas, ele não gosta mesmo de carnes moles e gelatinosas, por esse motivo eu coloquei a carne de vaca. Mas, nem mesmo assim. Ufa é difícil "agradar a gregos e troianos"...já tinha feito a minha dobrada aqui Ah! e servi com um arroz que fiz com o resto do caldo das carnes e foi cozinhado no tacho do arroz no forno...


Estou no Instagram e Facebook aqui!