domingo, janeiro 10, 2010

BOLO TOALHA FELPUDA

 A minha amiga Eliete deu-me esta receita de bolo e disse que se chama toalha felpuda, é uma receita brasileira. Amiga, desculpa, mas eu tenho que o baptizar com outro nome ok? Depois de comer para mim a frase que designa este bolo na perfeição é: "pense estar a saborear uma nuvem com sabor a pecado ok? É bom demais"...Vamos à receita que é brutalmente simples...

Ingredientes bolo:
-6 ovos
-1 1/2 xicara de açúcar
-1 1/2 xicara de farinha de trigo
-1 colher de chá de fermento
-1 xícara de leite quente

Para a cobertura:
-1/2 l de leite frio
-1 pacote de coco ralado
-1/2 lata de leite condensado

Antes de fazer o bolo faz a cobertura: mistura os ingredientes todos e mexe muito bem. Reserva. O coco vai "hidratando".

Bata as claras até ficar em neve, quando estão em neve junta o açúcar e volta a bater, vai juntando as gemas sem deixar de bater e junta o leite quente. Depois é juntar a farinha peneirada com o fermento e envolver muito bem com a colher de pau (pois, silicone para mim não funciona, sou mesmo do antigamente). Deitar no tabuleiro (32x32) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até o palito sair seco o que é rápido, ok? É deixar arrefecer o bolo. Cobrir com a cobertura reservada levar ao frio coberto com folha de alumínio e deixar umas horas, eu deixei de um dia para o outro dentro do tabuleiro. Depois é cortar aos quadrados e servir...

P.S. Eliete um muito obrigada por esta receita maravilhosa. Eu cortei em quadradinhos e coloquei em papel de alumínio, claro para servir individualmente eu acho que fica muito mimoso. Mas claro cada qual faz ao seu gosto...

Estou no Facebook aqui!