sexta-feira, janeiro 29, 2010

SARDINHAS ASSADAS MUITO LOUCAS

E não é que o "jovem"Jamie tem toda a razão...São mesmo uma loucura de sabor.

Para este prato, inspirei-me na Rose Gray no River Café, onde ela fazia coisas fantásticas com as sardinhas. O que ele tem de bom é que se podem comer duas ou três como petisco, ou apenas uma como entrada. Sinta-se à vontade para improvisar o assunto das ervas aromáticas e do pão esmigalhado. Delicioso amigos.

P.S. Peça na peixaria para lhe arranjarem os filetes.

Eu vou colocar a receita tal e qual, mas, eu não usei pinhões pois, quando fui fazer pensava que tinha os ditos e ops tinha acabado.(E amigas(os) se há fruto seco que não podemos trocar com outro, é mesmo os pinhões). E sinceramente não me apeteceu agarrar no carro para ir comprar. Ok, podia fazer a receita no dia a seguir. Mas, também não me apeteceu...eu queria comer as sardinhas nesse dia, que como sabem é um peixe que adoro. Ah, e mais uma receita do livro do Jamie que não me defraudou. É simplesmente brutalissima, como tantas outras que já fiz e posterior vou postar, ok?

Ingredientes:
-1 bolbo pequeno de funcho, com rama
-1 pão ciabatta da véspera, sem côdea
-1 mão-cheia de pinhões, ligeiramente torrados
-1 mão-cheia de folhas de manjerona
-sal e pimenta moída na hora
-azeite extra virgem
-8 fatias de pancetta ou toucinho fumado
-8 sardinhas, arranjadas e em filetes
-8 pés de alecrim, ou palitos

Tira a rama e o caule ao bolbo de funcho. Reserve a rama e deite fora o caule. Parta o bolbo ao meio e pique-o finamente. Triture o pão ciabatta em pedaços pequenos, ou pique-o finamente com uma faca, ponha os pedaços de pão numa tigela, com o funcho, os pinhões (não usei) e a manjerona. Tempere bem com sal e pimenta-preta e misture com 4 ou 5 colheres de sopa de azeite.
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Numa tábua de cozinha, disponha uma fatia de pancetta. Ponha uma sardinha, com a pele para baixo, atravessada em cima da pancetta. Polvilhe o filete com um pouco da mistura de pão, cubra com outro filete com a pele para cima, polvilhe com mais um pouco da mistura de pão, e enrole apertadamente a pancetta à volta das sardinhas e prenda com um pé de alecrim ou um palito. Repita para obter 4 pequenas sanduiches de sardinhas. Disponha-as em cima de um pouco de papel vegetal untado, (ok, o Jamie é como eu...anti silicone) num tabuleiro de ir ao forno, e asse na prateleira de cima do forno pré-aquecido durante 8 minutos ou até a pancetta e os pedacinhos de pão estarem estaladiços.
Sirva com um pouco de salada de rúcula, um quarto de limão e polvilhe com a rama de funcho picada. E o Jamie diz:- E, rapazes, se não se safam com esta, é melhor desistirem já!

P.S. E como eu concordo com o Jamie em absoluto...