sábado, abril 17, 2010

GELADO DE CHÁ VERDE [OUTRO]





Já tinha feito gelado de chá verde.

Só que utilizei "matcha". Esta receita retirei do meu livro “Paixão pelo Chá”.

Quando adquiri o livro, fui fazer uma visita à minha loja de eleição de chás em Campo de Ourique
Claro que comprei o chá verde imperial, pois tinham-me dito ser o melhor. Ok, concordo em absoluto, pois, tem um sabor sublime mesmo. E o gelado que fiz com o próprio, tem mesmo um sabor de outra dimensão...vamos à receita.

Ingredientes:
-4 saquinhos de chá verde (utilizei a mesma quantidade, mas, sem ser em sacos)
-500 ml de leite
-125 g de açúcar integral de cana
-6 gemas de ovos
-500 ml de natas
1.Põe-se a ferver o leite com o chá verde, sem saquinhos. Tira-se em seguida do lume e deixa-se repousar durante 5 minutos. Coar a infusão.
2.Batem-se as gemas e o açúcar até que ganhe uma cor dourada. Mistura-se o leite morno e aquece-se em banho-maria, sem parar de mexer, até que ganhe uma consistência espessa e uniforme. Tira-se do lume e continua-se a mexer. Deixar arrefecer.
3.Está na altura de acrescentar as natas e pôr a mistura na sorveteira a trabalhar. Leva 35 minutos.

Nota: Simplesmente "brutalíssimo" mesmo....

P.S. Agora uma informação que me é ditada pela minha experiência nos gelados (já é alguma…)! Quando os gelados têm aquelas cores fantásticas, é só porque levaram corantes. Claro! Esta informação foi-me passada por um funcionário de uma das maiores geletarias...