quarta-feira, agosto 11, 2010

EMPADÃO DE ALHEIRA COM ESPINAFRES

Empadão os filhos adoram! alheiras também. Ok, tinha umas alheiras congeladas que tinham vindo de Trás-os-Montes junto com uns azedos. Mas, sou sincera estava naqueles dias que fritos não mesmo. Eu por si só já não sou nada de fritos, mas os filhos e eu gostamos tanto de alheiras. Que de vez em quando sai umas alheiras. Eu nunca coloquei as ditas no blog! Pois todo o pessoal sabe fazer umas alheiras sem rebentar, certo? 

 Ok, eu digo como faço as minhas que nunca rebentam (as ditas tem que ser de boa qualidade mesmo. Eu tenho sempre caseiras. Pois as de compra mesmo boas às vezes ups...) Aqueço uma frigideira anti-aderente em lume bem forte. Quando bem quente coloco as ditas com um corte ao comprido só mesmo na pele. Tapo com uma tampa e baixo o lume para o mínimo. Passado 8 minutos volto as ditas com uma espátula e deixo mais 5 minutos. Ups umas alheiras fantásticas e fritas na sua própria gordura e nunca em óleo que detesto. Bem! Agora vão dizer porquê a Isabel não coloca a foto das ditas. Simplesmente porque nunca tirei e acho que já não preciso de provar nada a ninguém! (acho eu...!)Bem agora vamos à receita do empadão.

Ingredientes:
-1 pacote de espinafres congelados
-3 alheiras (uma por pessoa)
- puré de batata caseiro (já tenho no blog)
-1 cebola pequena

Cozo os espinafres e reservo. Num tacho coloco a cebola picada e as alheiras sem pele e desfeitas com a mão (pois, eu sou de mão. não gosto de ir de garfo. Já sabem que eu funciono ao cheiro, toque e sabor). E deixo sempre em lume brando as alheiras irem deitando a sua própria gordura e deixar cozinhar ao mesmo tempo a cebola. Quando eu acho que os sabores estão harmonizados. Coloco puré num tabuleiro, depois foi a pasta das alheiras. Cobri com os espinafres e por último com o puré. Pincelei com gema e levei ao forno pré-aquecido só mesmo até alourar a gema. Servi de seguida.

Estou no Instagram e Facebook aqui!