segunda-feira, setembro 20, 2010

BACALHAU À FÁTIMA CABRAL





Esta receita foi a Fátima que me enviou. Uma seguidora que me fez muito feliz no dia em que me mandou o seu mail com esta delícia de receita. O carinho com que me presenteou nesse dia, com as suas palavras, fez-me ver que realmente merece sempre a pena fazemos as coisas com amor, esse ingrediente que uso em tudo o que faço na minha vida! Não só na cozinha...
Uma frase que guardei no coração!"Obrigada por partilhar o seu trabalho e pelo amor e solidariedade com que o faz"

Agora não pode faltar... uma pequena estória que me veio à memória quando a Fátima diz que faz este bacalhau mais no inverno pois gosta de fazer com as couves "tronchudas" e "penca" da sua terra...
Eu no tempo da minha primeira classe... (era assim que se chamava no meu tempo) quando regressei à escola depois das férias de Natal vinha a chorar. Claro, a minha mãe pensou logo: estragou ou estragaram-lhe a boneca. Eu tinha levado uma boneca que o meu pai me tinha oferecido no Natal que dava beijinhos (mas, dava mesmo chupões) que ele tinha comprado na Kermesse de Paris que existia no Rossio (hoje já não). Mas eu vinha a chorar era porque eu não tinha "terra" como as outras meninas. Pois elas não tinham bonecas que davam beijinhos é uma verdade, mas tinham terras e eu não! Pois, já sei o que estão a pensar a Isabel "surtou" de vez (sorrisos). Ok, ainda não foi desta! Para mim "terra" naquela altura na minha cabecita era: as minhas amigas tinham um espaço com terra para brincar e eu não, pois tinha um terraço sem terra (sorrisos) agora para a minha mãe me fazer entender que a terra das minha amigas era o sítio que nasceram, e que eu também tinha terra (Lisboa) aí, amigas (os) que trabalheira até eu perceber...Ok, percebi! Mas também vos digo, fiquei sempre com o "trauma" de aldeia por isso gosto tanto de subir às árvores.... Ah! E a couve na minha terra chama-se couve portuguesa.Vamos à receita!

Cozi bacalhau, batatas com pele, couve portuguesa, ovos e cenouras. Depois de cozido, cortei as batatas, os ovos e as cenouras às rodelas, lasquei o bacalhau e coloquei tudo às camadas, sendo que a primeira e a ultima são das batatas às rodelas. Coloquei pela ordem que a Fátima me escreveu na receita, batata, couve, bacalhau, ovo, cenoura, e batata. A ultima camada de batata deve cobrir bem o que está por baixo. Reguei tudo com azeite fervido com bastante alho e terminei cobrindo com molho bechamel. (Já sabem eu uso caseiro). Vai ao forno a gratinar e deve deixar que o azeite ferva bem para impregnar um bocado os restantes ingredientes.

Notas:Simplesmente brutalíssimo dito pelo meu provador oficial (filho)

P.S. Fátima eu digo-lhe obrigada por existir! Pois são pessoas como a Fátima que me presenteiam com o seu carinho, que eu digo: já mereceu a pena ter feito o meu blog...