sexta-feira, setembro 17, 2010

BOLO CHOCOLATE MARAVILHA [2º VEZ]




Este bolo senão o primeiro foi dos primeiros que fiz quando comecei a minha aventura na blogosfera. Claro! Parece impossível mas é! Nunca mais fiz este bolo. O filho tinha ido para o Algarve de moto ("filhos criados preocupações dobradas". Já a minha avó dizia e que eu achava uma parvoíce. Com a idade e com os filhos adultos como a compreendo). Mas vamos continuar com a estória! A filha pediu-me para fazer este bolo e eu pensado também como o filho gosta resolvi colocar mãos à obra e fazer o dito para fazer também surpresa ao filho quando chegasse de fim de semana. Ok, a surpresa foi minha! Quando o filho me telefona a dizer que tinha um furo no pneu, e que com o Kit de furos não dava para chegar a casa. Ia chamar o reboque, ok, até aí tudo normal (nada normal para a mãe (eu) já com o coração, ui, apertado mas enfim...) quando recebo outra chamada do filho a dizer-me que o reboque trazia-o para Lisboa, mas a moto não(!) Ok, mas que parvoeira de seguros. Claro que estando o filho tão longe não ia deixar a menina dos olhos dele lá, vir, para depois voltar. Resolveu pedir ao reboque para o levar a ele e moto para a oficina dum amigo (o Espanhol) quando me telefona e disse que tinha que lá ficar pois como era fim de semana só na segunda é que o amigo podia ir comprar o que fazia falta para lhe resolver o problema do furo (uma Camara de ar). Bem, estão a pensar tanta estória só por causa de um bolo? Pois é... Perdi logo toda a vontade de fazer o dito. Mas como a filha não tem culpa de eu ter dois e preocupar-me fiz o bolo na mesma para a filha. Só que a decoração do dito já foi estilo três pancadas (eu sei que quem tem filhos me compreende na perfeição) vamos à receita.

Ingredientes:
-250 gr de farinha
-300 gr de açúcar
-50 gr de cacau
-1 1/2 colher de (chá) de bicarbonato
-1 colher de (chá) de sal
-150 gr de manteiga
-2 ovos
-2,5 dl de leite
-1 colher de (sopa) de vinagre
Numa tigela coloquei os secos. Numa chávena coloquei o leite com o vinagre. Reservei durante 2 minutos. Ao fim desse tempo deite o leite com o vinagre e a manteiga derretida nos secos e bati com a batedeira durante 2 minutos. Juntei os ovos e voltei a bater durante mais 2 minutos. Coloquei a mistura numa forma untada e polvilhada. Levei ao forno pré-aquecido a 180º C, até o palito sair seco. O que levou mais ou menos 25 minutos no meu forno. Fiz uma mousse com 4 ovos, 4 colheres de (sopa) de açúcar e 200 gr de chocolate preto. Que reservei no frigorífico até o bolo arrefecer completamente e poder cobrir. Ok, mesmo com as preocupações a filha disse brutalíssimo...