segunda-feira, janeiro 17, 2011

BOLO DE NOZ [MEU ANIVERSÁRIO]







Dia 15 deste mês, ou seja sábado (!) Foi o dia do meu aniversário, yupiii 52 anos e só somar :) mas começa a ser difícil escolher um bolo. Tendo já postado 99 bolos é complicadito procurar, claro que tenho ainda muitos para fazer, mas, sendo o meu aniversário queria escolher um bolo especial, claro! Pois eu sou especial, mais que não seja para os meus filhos. Apesar de não gostar de festejar o meu aniversário, gosto de fazer anos...Ok, não perceberam, deixem lá! É só para eu perceber . 

Nas minhas pesquisas gostei desta receita do meu livro "as 100 Mais Famosas Sobremesas Do Mundo". É uma receita do México. "Palanqueta de Nuez":tal é o nome que este bolo recebe no México. Para esta receita, empregam-se as nozes-pecãs produzidas no próprio País. As nozes-pecãs abundam no Norte do México, sobretudo em Nuevo León, e constituem um ingrediente muito apreciado nos doces e sobremesas. Eu não utilizei as nozes-pecãs, só porque não me apetecia ir para Lisboa comprar as ditas. Sim, só lá (Corte Inglês) é que havia (há) aqui não encontro. O aroma das frutas ácidas, sobretudo da lima, de sabor muito intenso, resulta numa combinação deliciosa com o crocante elaborado com as nozes. Vamos mas é à receita que simplesmente ficou "Brutalíssimo"

Ingredientes:
Para a massa:
-4 ovos
-100 g de açúcar
-raspa de 1 lima
-1 pitada de sal
-60 g de farinha
-20 g de maisena
-30 g de amêndoas raladas

Para a calda:
-sumo e raspa de 2 laranjas
-sumo de 2 limas
-4 colheres de (sopa) de água
-2 colheres de (sopa) de mel
-6 cl de rum

Para o creme:
-2,5 dl de leite
-polpa de 1/2 vagem de baunilha
-80 g de açúcar
-25 g de maisena
-2 ovos

Para o crocante da nozes-pecãs:
-150 g de açúcar
-150 g de nozes-pecãs (usei nozes)

1.Bati as gemas com um terço da quantidade de açúcar indicada, raspa de lima e o sal, até obter uma massa cremosa. Bati as claras em castelo e, lentamente fui adicionando o resto do açúcar. Com movimentos de baixo para cima, misturei as claras em castelo com a massa das gemas. Peneirei a farinha juntamente com a maisena e misturei com as amêndoas. Bati e mexi tudo com uma colher de pau. Tinha uma forma de fundo móvel com o fundo forrada com papel vegetal (não é untada) enchi com a massa e alisei a superfície. Levei a forno previamente aquecido (190ºC) durante 20 minutos (no meu forno). Retirei do forno e deixei arrefecer antes de desenformar. Coloquei o bolo numa rede de cozinha com um tabuleiro por baixo.

2.Fervi num tacho o sumo de laranja, o sumo de lima e a água, com o mel e rum. Banhei o bolo nesta calda deixando-o absorvê-la toda.

3.Para preparar o creme, fervi o leite com a polpa de baunilha e um terço da quantidade de açúcar. Misturei as gemas e a maisena com 3 colheres de (sopa) de leite a ferver. Bati as claras em castelo bem firme e, muito levemente, sob a forma de fiozinho, fui adicionando o resto do açúcar. Continuando sempre a mexer, juntei a maisena misturada com o leite a ferver e deixei ferver durante mais algum tempo e, logo de imediato, juntei as claras em castelo. Com este creme, barrei a superfície e lados do bolo. Reservei até o bolo adquirir consistência.

4. Para o crocante, dissolvi o açúcar num tacho até obter um caramelo claro. Sempre a mexer juntei as nozes cortadas e envolvi tudo muito bem. Deitei este preparado sobre uma tábua de vidro e espalhei e, deixei até arrefecer e secar. Depois foi descolar da tábua e triturar em grãos grossos. De seguida foi espalhar sobre o bolo.

BOLOS DE ANIVERSÁRIO:👈

Nota: a Isabel tinha que fazer a postagem centésima de bolos com o "bolo do meu aniversário"(sorrisos), eu sei! Gosto, mesmo de ser diferente...Vão dizer que complicado bolo, podem crer que não é! Eu entre a preparação da massa à cobertura levei uma hora. Uma coisa que eu faço é antes de começar a fazer que receita for, coloco os ingredientes pesados e separados na bancada da cozinha formas e tudo se forem para untar. Depois é só executar. A organização acima de tudo...

P.S. Por favor, não utilizem limão na receita. Sim, é que na blogosfera leio muitas receitas com lima e depois a dizerem que não tinham e colocaram limão! Não é a mesma coisa! Eu que não tinha nozes-pecãs e troquei por nozes, acredito que se o bolo ficou "Brutalíssimo" com nozes se fosse com as pecãs pois seria "super brutalíssimo" mas, hei-de fazer com as ditas. Agora o sabor da lima e limão é muito diferente em acidez ok?

Agora quero fazer um agradecimento muito especial a todos (as) seguidores (as) do meu cantinho que me enviaram mails, não me estou a referir aos do Facebook pois esses o Face tem o cuidado de avisar com antecedência, mas, sim a quem me segue no meu blog e com certeza terá o dia do meu aniversário assente num lugarzito qualquer para não esquecer. Para todos (as) um bem haja por serem as pessoas que são! Um muito obrigada por continuarem a seguir-me e, pelo carinho que recebo. Já comecei a responder individualmente, espero que até quarta tenha todos respondidos, Só digo: simplesmente obrigada!

"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira"

[Cecília Meireles]