segunda-feira, março 28, 2011

CUPCAKES DE BAUNILHA COM FROSTING DE BAUNILHA







Ai, ai, estão os filhos e a mãe (eu) apaixonados pelos CupCakes...:)  estou simplesmente adorar, acho de uma ternura que até dói, e depois ter o meu provador oficial a dizer: mãe são brutalíssimos... enquanto não acabar todas as receitas do livro os meus seguidores vão ter que levar com a "pancada" da Isabelita dos CupCakes, mas em principio vai sair dentro em breve o 2º livro deles, ui, ui, é só fornadas a sair. Vamos lá à receita: estes no frosting eu coloquei umas gotas de corante azul, pois eu sendo contra a corantes, mas informei-me e realmente estes que comprei nem fazem mal.

12 CupCakes
Ingredientes:
-120 g de farinha
-140 g de açúcar
-1 colher de café de fermento
-40 g de manteiga sem sal
-120 g de leite gordo
-1 ovo
-5 gotas de extrato de baunilha
-1 pitada de sal
.Pré-aqueci o forno a 180ºC, e coloquei as bases de papel dentro das formas.
.Coloquei a manteiga e o açúcar numa taça e misturei com a batedeira elétrica até ficar fofo. .Acrescentei a farinha e o fermento e bati tudo até ficar incorporado.
.De seguida adicionei lentamente o leite e continuei a bater.
.Juntei o ovo e o extrato de baunilha e misturei muito bem até ficar macio.
.Deitei a massa nas formas, mas enchi apenas até 2/3 das bases dos CupCakes.
.Levei ao forno até estar cozido, entre 18 a 20 minutos (o teste do palito é infalível) .Deixe arrefecer alguns minutos e retire-os das formas. Adicione o frosting apenas quando os CupCakes estiverem frios.

Frosting de baunilha:
-250 g de açúcar em pó
-80 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-25 ml de leite gordo
-4 gotas de extrato de baunilha
.Com a ajuda da batedeira elétrica, a uma velocidade média, bati o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado.
.Numa taça à parte juntei o leite e o extrato de baunilha.
.Aos poucos, adicionei o leite ao creme de manteiga e açúcar. Depois de o leite estar incorporado, coloquei a batedeira a alta velocidade(pelo menos 4 minutos) até o creme ficar leve e fofo. O frosting obtido pode ficar branco ou ter qualquer cor, bastando para isso que adicione uma gota de corante alimentar. A Isabel ousou e colocou 3 gotas daí o meu azul ser mais forte, mas façam ao vosso gosto. O corante não tira em nada o sabor do frosting.

Notas: a minha decoração deveu-se à minha paixão por MAR e Praia. As estrelas são do mar e as riscas é das barracas de praia que eu tenho na minha memória de criança. :)

P.S. Agora só uma informação a manteiga é mesmo sem sal! Apesar de se colocar uma pitada de sal à massa, Como eu vejo na blogosfera o pessoal a dizer: coloquei a manteiga com sal e prescindi da pitada de sal.:) Hoje nem vou dizer nada, pois não vou dar na cabeça a ninguém, não me apetece (!) Só digo: não façam isso, pois podem ter a certeza que não é a mesma coisa ok?

Estou no Facebook aqui!

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça."

[Cora Coralina]