sexta-feira, março 25, 2011

SALADA DE TOMATE A SÉRIO



E.. não é que o Jamie têm razão! Simplesmente fantástica. Como sempre, ao longo do tempo nunca me defraudou com os seus livros e receitas.
Com que se faz uma boa salada de tomate? Obviamente, com tomates. Temos sorte de ter tanta variedade, tamanhos e sabores para usar: vermelhos, amarelos, grandes, pequenos, cheios, estreitos, compridos, redondos...Por isso, uma salada de tomate nunca pode ser aborrecida! Da próxima vez que for ao super mercado, olhe bem e poderá surpreender-se com as diferentes variedades. Uso sempre diferentes formas e tamanhos nas minhas saladas e corto alguns aos quartos, outros em rodelas grossas e outros em pedaços ao acaso. Posso deixar os tomates -cerejas inteiros ou cortá-los em quartos se forem granditos. Uma boa dica: salgar os tomates retira a água e intensifica-lhe o sabor, pelo que vale sempre a pena salgá-los e deixar-los ficar 20 minutos antes de fazer a salada. Experimente, notará a diferença.

Ingredientes:
-4 mãos bem cheias de tomates variados
-sal marinho (usei flor de sal)
-pimenta preta acabada de moer
-azeite virgem extra apimentado (usei sem apimentado)
-vinagre de ervas ou balsâmico (usei balsâmico)
-1 malagueta vermelha fresca, cortada ao meio, sem sementes e cortada em tiras finas
-1 colher de sopa de manjerona picada fina
-1/2 dente de alho descascado e picado fino
-1 punhado grande de manjericão fresco, folhas escolhidas
Piquei os tomates de forma irregular, do tamanho de um tomate-cereja ou de uma bola de squash-seja audaz! Tempere com sal marinho (usei flor de sal) usando um pouco mais que o normal. Não irá ingerir tanta quantidade de sal, mas este salienta o sabor intenso dos tomates. Deite os tomates num coador sobre uma taça e deixe 20 minutos para a água em excesso e o sal saírem. Depois deite fora o líquido, seque a taça e deite os tomates. Tempere com uma dose generosa de azeite virgem extra e um pouco de vinagre de ervas (usei balsâmico). Junte pimenta, malagueta, manjerona, alho e as folhas grandes de manjericão, rasgadas. Misture e corrija o tempero, se necessário. Vire os tomates para uma travessa grande, regue com um pouco de azeite virgem extra e polvilhe com as folhas pequenas de manjericão..

Notas: esta salada já fiz há um tempo. Mas depois da dica do Jamie de salgar a salada de tomate uns vinte minutos antes de se temperar é fantástica pois intensifica e muito o sabor do tomate sem ficar salgado e o sabor é brutalissimo... Esta salada apesar da pimenta, malagueta não ficou muito picante, ficou mesmo q.b. eu e filha não gostamos de picante e adoramos a salada, o filho então disse logo: brutalissima.

"Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?"

[Martin Luther King]