sexta-feira, março 11, 2011

PEITO DE PATO [MAGRET] À FRANCESA COM BATATINHAS ENCRESPADAS




Pato a filha simplesmente adora, o filho nem tanto, mas quando eu faço peito de pato mais elaborado ele já adora!( Ok, manias...) mas a mãe compreende e quer é ver e sentir os filhos felizes. Sou uma mãe que nunca, mas mesmo nunca obriguei os meus filhos a comerem seja o que for que eles não gostassem. Hoje em dia comem alimentos que em pequenos diziam que não gostavam, mas por eles e nunca por obrigação! Eu nunca gostei de ser obrigada a nada, pois então não ia fazer com os filhos aquilo que eu detestava e detesto. Bem , deixemos-nos de conversa e vamos à receita:

Ingredientes do pato:
-peitos de pato
-1 dl de aguardente velha
-sumo de 2 limões
-4 dl de nata
-manteiga
-sal marinho e pimenta preta moída na altura
Esfreguei os peitos de pato com sal, e untei com manteiga. Coloquei os peitos dentro de um tabuleiro untado. Levei assar ao forno pré-aquecido 200º C. Fui virando conforme assava até assar e ia retirando a gordura do pato à medida que se derrete. Tirei os peitos do forno e coloquei os ditos num tacho e reguei com a aguardente aquecida, lancei-lhe o fogo e deixei arder até apagar.(Mas, antes fui verificar se tinha o seguro de casa em dia, não fosse pegar fogo)... Tapei o tacho e passado mais ou menos cinco minutos, reguei com o sumo de limão, polvilhei com a pimenta e juntei as natas. Tapei o tacho e deixei sempre em lume brando fervilhar até estar na textura (comer à colher). Servi os peitos de pato com o seu próprio molho e umas batatinhas encrespadas que faço assim:



Ingredientes: batatinhas encrespadas:
-500 g de batatas cozidas
-1 colher de manteiga bem cheia
-1 gema de ovo
-salsa
-ovo batido
-farinha
-pão ralado
-óleo
-sal marinho
-pimenta
Passei as batatas pelo passe-vite e amassei com a manteiga, a gema, sal, pimenta e a salsa picada. Deixei arrefecer e fiz bolinhas sobre a pedra da banca enfarinhada. Depois passei pelo ovo batido e por pão ralado, sacudi e fritei em óleo bem quente que como sabem desde que utilizei o óleo Espiga é sempre o que eu uso, pois o cheiro que fica é muito subtil, o que não acontecia com outros óleos que eu utilizava. E assim tive mais um comentário do meu provador oficial (filho): mãe, brutalíssimo...

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."

[Martin Luther King]

Estou no Facebook aqui!