sexta-feira, maio 06, 2011

BACALHAU NO FORNO À NORTENHA

Resolvi consultar o meu livro de Pantagruel para fazer esta receita de bacalhau. Que digo: não me arrependi e é para repetir, pois é mesmo brutalíssima.

Ingredientes:
-bacalhau do lombo (1 posta por pessoa)
-cebolas às rodelas
-alhos picados
-louro
-pimenta (usei preta moída na altura)
-leite
-azeite
-sal marinho
-batatas novas cozidas

Coloquei o bacalhau de molho em água durante 24 horas. Escorri, as postas e passei para nova água e coloquei a tigela no frigorífico mais 24 horas. Voltei a escorrer o bacalhau, e coloquei num recipiente onde ficou aconchegadinho (sorrisos), cobri com leite e coloquei de novo no frigorífico mais 24 horas. Ao fim desse tempo retirei o bacalhau do leite (que se deita fora por estar salgadíssimo), escorri muito bem e enxuguei completamente num pano da cozinha (lavado claro.) Pincelei o bacalhau com azeite de ambos os lados. e coloquei o bacalhau num tabuleiro de barro sobre uma camada de rodelas de cebola, alhos picadinhos e pedaços de louro. Cobri o bacalhau com outra camada de rodelas de cebola, alhos picadinhos e louro, salpica-se com pimenta preta moída na altura, reguei primeiro com uma boa porção de leite, depois com azeite, que cubra quase por completo, e vai ao forno pré-aquecido a 150ºC, regando-o volta e meia com colheradas de molho. Quando estiver quase pronto, rodeia-se à volta do tabuleiro com as batatas cozidas (não muito) e vai de novo ao forno para acabar e tostar levemente.

Nota: eu cozi as batatas com casca e um punhado de sal marinho e uma folha de louro. Depois descasquei quando dava "quase" para espetar o garfo.Ok? Deu para perceber? Se deixamos cozer as ditas quando vão ao forno fica puré. E só coloquei mesmo umas pedrinhas de sal nesta altura no molho, foi "quase" nada, mas coloquei. Para mim mais que suficiente de sal, pois a pimenta e louro já dão um excelente sabor, que se abusarem no sal estraga!

P.S. É um pouco aborrecido a parte de estar de molho, por 3 vezes onde a última é em leite. Mas amigos(as) merece a pena, pois o sabor fica mesmo de outra dimensão...

"Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo. Mas podemos começar agora e fazer um novo Fim !"

[Bob Marley]