quarta-feira, maio 04, 2011

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE LIMA E MASCARPONE BASTANTE AGRADÁVEL







Uma receita do "meu" Jamie que digo: brutalíssima! Este bolo fiz em Janeiro, mas como ando super atrasada com as postagens, pois tenho receitas em rascunho que posso ir de férias durante 93 dias sem cozinhar. Que o meu blog continua a alimentar-se. Não há dúvida nenhuma que vou começar a pensar em conhecer o Jamie , pois cada vez estou mais encantada com a suas receitas...(Sorrisos) já tinha feito o meu bolo de cenoura, mas não têm nada haver com esta delicia do Jamie...

"Este bolo de cenoura é um bolo excessivamente bom tornado ainda melhor pela cobertura de lima e mascarpone inesperada. É delicioso, resulta e é melhor do que qualquer outro bolo de cenoura que alguma vez comi. Normalmente cozeria o bolo numa forma quadrada ou redonda, mas para a fotografia usei uma bela forma de bolo inglês antiga e ficou com ótimo aspeto."

P.S. Como eu compreendo o Jamie, este também foi o melhor bolo de cenoura que alguma vez comi na minha vida e já tenho idade para ser "mãe" do Jamie. Em relação à forma do bolo porque achava: "que ficava melhor na foto", ufa, então não sou só eu que sou "surtada" pela fotografia! Agora o comentário do filho: brutalíssimo....

Ingredientes:
-250 g de manteiga sem sal, amolecida
-250 g de açúcar castanho-claro (usei açúcar amarelo)
-5 ovos biológicos grandes (os meus são grandes XXL mas, o biológico é do supermercado)
-raspa e sumo de uma laranja
-170 g de farinha com fermento, peneirada (usei farinha simples)
-1 c de chá de fermento em pó
-100 g de amêndoas moídas
-100 g de nozes sem casca cortadas, mais uma mão-cheia para decorar (eu não usei para decorar)
-1 pitada de cravos-da-índia moídos
-1 pitada de noz-moscada moída
-1/2 colher de chá de gengibre moído
-250 g de cenouras descascadas e grosseiramente raladas
-sal marinho

Para a cobertura de lima e mascarpone:
-100 g de queijo mascarpone
-200 g de queijo-creme gordo
-85 g de açúcar em pó, peneirado
-raspa e sumo de 2 limas

Pré-aqueci o forno a 180º C. Untei a forma de bolo inglês e forrei com papel manteiga. Bati a manteiga e o açúcar à mão até obter um creme claro e fofo. Acrescentei as gemas uma a uma, batendo e a raspa e o sumo da laranja. Misturei a farinha peneirada e o fermento em pó, e juntei as amêndoas, as nozes e especiarias moídas e a cenoura ralada e mexi muito bem.
Noutra tigela bati as claras em castelo com uma pitada de sal até estarem firmes, e depois envolvi delicadamente na massa do bolo. Deitei a mistura na forma já preparada e levei ao forno pré-aquecido durante 50 minutos. Já sabe o teste do palito é infalível ok? Quando retirei o bolo do forno deixei arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar. Quando desenformei coloquei o bolo numa rede até arrefecer completamente.
A cobertura misturei todos os ingredientes e espalhei generosamente por cima do bolo. Para terminar polvilhe o bolo com a tal mão-cheia de nozes, não polvilhei com as ditas, pois o meu filho não é grande apreciador de nozes....

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam."

[Martin Luther King]