quarta-feira, maio 18, 2011

BOLO VICTORIA TRADICIONAL#25#








A Vaqueiro fez-me um desafio! Andam à procura da receita mais original, diferente, saborosa (e vá, relativamente simples) para uma sobremesa inesquecível. Em que utilize Vaqueiro Especial para Bolos. Depois de ter recebido vários emails da Vaqueiro, resolvi seguir os conselhos dos filhos e seguir para bingo! Pois quem me segue sabe que não sou mulher de fugir a desafios. Ainda por cima, um pedido dos filhos sabe-me a música dos anjos...

Do Jamie já nem digo nada, pois quem me segue tem que concordar comigo, já disse tudo! O Jamie  sabe mesmo....Já tinha postado esta receita aqui. Mas como não fiz não dei a minha opinião, então resolvi fazer a dita e dar a opinião geral, mas como quem manda é o meu provador oficial, ele disse: brutalíssimo...

Receita do bolo Victoria:
Ingredientes:
-225 g de manteiga sem sal amolecida, mais manteiga adicional para untar a forma(usei Vaqueiro Especial para Bolos)
-225 g de farinha com fermento, peneirada, mais farinha adicional para polvilhar a forma.
-225 g de açúcar fino
-4 ovos biológicos
-raspa de 1 limão

Recheio:
Ingredientes:
-150 g de doce de morango de boa qualidade
-250 g de morangos frescos, sem caules e laminados
-285 ml de natas para bater
-2 colheres de sopa cheias de açúcar fino
-sumo de 1 limão
-1 vagem de baunilha, golpeada no sentido do comprimento, usar só as sementes
-açúcar em pó para polvilhar.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga o fundo e lados de duas formas de bolo baixas com 20 cm de diâmetro, forre a base das formas com papel- manteiga e depois polvilhe levemente os lados com farinha. Para fazer a massa, bata a manteiga com o açúcar, usando uma batedeira elétrica ou uma colher de pau, até ficar muito leve e fofa. Junte os ovos um de cada vez, batendo bem cada um deles antes de acrescentar o seguinte, e depois envolva a farinha e a raspa de limão.
Divida a massa pelas formas já preparadas, espalhe-a com uma espátula e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até crescer e estar levemente dourado-acastanhado. Pode verificar se o bolo está cozido (teste do palito).

Deixe os bolos arrefecerem ligeiramente e depois retire-os do forno e coloque-os numa rede de arrefecimento para arrefecerem completamente. Entretanto aqueça o doce suavemente num tacho e depois retire-o do lume e misture os morangos. Bata as natas com o açúcar, o sumo de limão e as sementes de baunilha até fazer picos suaves. Escolha o bolo menos bonito para ficar no fundo e coloque-o no centro do prato de servir ou prato de bolo. Se estiver um pouco arredondado no topo, apare-o e espalme-o usando uma faca redando o prato do bolo à medida que corta. Deite o doce e os morangos e depois espalhe as natas adoçadas por cima. Coloque o segundo bolo, com a parte bonita para cima e polvilhe-o com açúcar em pó.

Estou no Facebook aqui!

"...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo."

[Clarice Lispector]