segunda-feira, maio 23, 2011

GELADO DE CHOCOLATE COM MOLHO DE FRUTOS SILVESTRES




Quando a minha filha me ofereceu o livro, eu simplesmente devorei (li) no mesmo dia, e fui escolhendo as receitas por ordem. :)  claro, que sendo eu uma "surtada" por gelados tinha que ser a primeira receita, e assim fiz! Só digo: este gelado é de outra dimensão, o filho diz: brutalissimo, eu ainda vou mais longe: coloco brutalissimo nisso...

Ingredientes:
Molho de frutos silvestres:
-1 pacote de 250 g de frutos silvestres congelados
-50 g de açúcar em pó

Preparação:
Triturar bem os frutos, juntar o açúcar em pó e bater durante dois minutos. Reservar no frigorífico até ser necessário.

Gelado de chocolate:
Ingredientes:
-250 g de chocolate amargo
-1 cálice de conhaque (usei velho, ou velhinho, pela quantidade de anos que diz na garrafa...)
-500 ml de natas batidas
-50 g de manteiga
-2 gemas
-4 ovos
-150 g de açúcar

Preparação:
Derreter o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria. Bater as natas. Com uma batedeira misturar bem os ovos, as gemas e o açúcar até ficar bem fofo e cremoso. Juntar o chocolate derretido e o conhaque. Envolver as natas. Deitar numa forma molhada e congelar de imediato. Antes de servir, retirar do congelador e colocar a forma num prato virado para baixo. Colocar um pano molhado em água quente por cima, até o gelado descolar da forma.

P.S. Eu deitei a mistura na sorveteira a trabalhar 25 minutos. Depois foi deliciarmos-nos de seguida com o molho de frutos silvestres por cima.

Estou no Facebook aqui!

"Viva o hoje,
pois o ontem já se foi
e o amanhã talvez não venha."

[Antoine de Saint-Exupéry]