segunda-feira, agosto 15, 2011

QUICHE DE PRESUNTO
















Tempo, até nem tinha muito. Tinha-me esquecido de descongelar algo para cozinhar, à rua, não me apetecia ir! Ok, até estava naqueles dias que dizemos: num dia não. Pois, eu também tenho desses dias. :) Mas de enrascada não tenho nada, citando um "ditado" que ouvia muito a minha avó dizer:" uma mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar". Segui para bingo (cozinha). Untei uma forma e forrei com uma massa fresca quebrada (Continente), eu digo a marca pois é a única que gosto, quando não me apetece fazer ou o tempo é curto como foi o caso. Cortei um bocado de presunto aos quadrados, reservei. Num tacho piquei uma cebola e juntei azeite, levei ao lume até estar translúcida. Juntei dois tomates maduros, pelados e sem sementes aos quartos e sempre em lume brando fui deixando o tomate largar os seus próprios sucos. Juntei o presunto reservado e juntei 80ml de vinho branco, deixei harmonizar sabores. Depois juntei salsa e cebolinho picado e deixei só mais um pouco até evaporar "quase" o molho. Retirei do lume e juntei 3 ovos batidos ao preparado, envolvi muito bem. Depois juntei 400 ml de natas sem bater e voltei a envolver. Temperei só com pimenta preta moída na altura, pois o sal do presunto para mim mais que suficiente. Deitei o preparado na forma previamente forrada com a massa quebrada, e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até a massa e recheio estar lourinho... Servi com uma salada de alface! Comentário do filho: brutalíssimo...

Notas: tenho sempre em casa estes rolos, de "massa fresca" congelados. Quando preciso, retiro do congelador e basta 15 minutos está pronta a forrar a forma.

"Não queiras ter pátria, não dividas a terra,não arranques pedaços ao mar. Nasce bem alto, que todas as coisas serão tuas..."

[Cecília Meireles]



Estou no Facebook aqui!