sexta-feira, setembro 16, 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE




Como disse aqui, era para breve a saída no "COZINHAR COM OS ANJOS" as trufas que eu fazia quando os filhos eram pequenos. O que eu digo, cumpro! O que não estou a dizer: que "prometi" pois essa palavra e "jurar" não uso nem nunca usei no meu vocabulário, e o mesmo ensinei aos meus filhos. Pois quem não acredita na nossa palavra (que faço, que digo, etc.) Não merece sequer o meu/nosso pensamento, então segue logo para "canto"!

Aqui está a foto do meu caderninho de receitas que comecei a escrever era muito miúda, talvez tivesse uns 10 anos, quem é da minha geração deve se lembrar das grandes bolas que colocávamos em cima dos (is) agora com computador não sei como faríamos isso, estas trufas comecei a fazer nessa mesma idade (10 anos) e continuei pela minha vida fora, fazia muito para as festas dos filhos e de um sobrinho. Hoje ao voltar a fazer as trufas voltei no tempo, no "auge" da minha carreira (quando era nova), :) então vamos lá à receita.

Ingredientes:

-1 tablete de chocolate Belleville grande (usei 200 g de chocolate preto Valrhona)
-1 gema de ovo
-50 g de manteiga sem sal
-3 colheres de (sopa) de café

Derreti o chocolate em banho-maria com o café. Logo que arrefeceu um pouco juntei a manteiga e envolvi muito bem, quando o preparado está frio juntei a gema e voltei a envolver muito bem. Deitei o preparado num tabuleiro e tapei com papel filme. Levei ao frigorífico até endurecer, Depois foi fazer umas bolinhas e envolver em chocolate, e claro, escusado será dizer: a cara dos filhos quando viram e se deliciaram. Ah...E a duração das ditas foi curta! :) e o comentário do meu provador oficial foi: brutalíssimo...

Nota: deu 15 trufas, se quiserem o dobro, já sabem é duplicar os ingredientes. E quando dobro ingredientes duma receita que leva ovos junto sempre mais um. O que neste caso se dobrar, coloco sempre 3 gemas ok?

Estou no Facebook aqui!

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

[Oscar Wilde]