sexta-feira, outubro 14, 2011

TRUTA ASSADA COM TOMILHO









Para não variar uma receita do "meu" Jamie Oliver, que continua a deslumbrar-me.

Acho que a truta é uma comida muito agradável, principalmente inteira. Lembro-me de ir à pesca com o meu avô quando tinha sete anos. Costumávamos apanhar trutas, levá-las para casa e cozinhá-las logo. Não há nada como truta cozinhada de forma simples, mas truta com tomilho é uma combinação subtil e refrescante. Da última vez que cozinhei truta, usei tomilho da minha floreira e estava fantástico- o tomilho complementa o sabor da truta, que, no que diz respeito a peixe, tem um sabor de caça.
Geralmente, nos supermercados só se pode comprar truta de viveiro, que não é má e nada cara. Mas estão a começar a aparecer coisas melhores, como trutas criadas no mar, em gaiolas, onde se podem alimentar de modo natural e nadar contra a corrente. Acho que isto melhora um pouco o sabor. Os supermercados também vendem bons filetes de truta, sem espinhas, fáceis e rápidos de preparar. O melhor local para comprar peixe deve ser sempre na peixaria local, onde deve conseguir arranjar truta selvagem. Também pode ir pescar e apanhar a sua própria truta.



Notas: ó Jamie, achas que a Isabel ia pescar? Ok, segui o conselho e fui à MAKRO que encontro sempre lá peixe selvagem o caso desta truta. Agora em relação ao que o "meu" Jamie escreveu aqui neste texto anterior a Isabel subscreve na totalidade. Pois esta truta ficou de outra dimensão, ou como o meu filho disse: brutalíssima...

Ingredientes:
-1 truta grande
-2 mancheias de tomilho fresco, escolhido
-sal marinho e pimenta acabada de moer
-3 colheres de sopa de azeite
-2 limões
-4 folhas de louro, fresco se possível (claro, que é possível Jamie, o meu é fresco)
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. Lave a truta por dentro e por fora e seque com papel de cozinha. Num almofariz, triture o tomilho, uma colher de chá de sal marinho o azeite. Tempere com a pimenta. Esfregue a truta com esta mistura. Espalhe o sabor na cavidade da barriga e na pele.
Corte os limões ao meio e retire as pontas para ficarem planos. Com a ponta da faca. faça uma incisão no interior de cada metade do limão e introduza uma folha de louro. Coloque a truta e os limões num tabuleiro para assar e meta no forno durante cerca de 10 minutos. Para verificar se a truta está bem cozinhada, experimente separar o peixe da espinha na parte mais espessa da truta. Se o conseguir fazer facilmente, está cozinhada, se não, volte a colocá-la no forno durante mais uns minutos. Quando a truta estiver cozinhada, a pele deve estar estaladiça. Os limões assados devem estar doces. É uma óptima forma de cozinhar os limões, pois o louro também infunde o seu sabor característico.

Servi com umas batatas salteadas e uma salada verde(!)
Batatas salteadas com tomilho:
Lavei muito bem umas batatas com a casca e levei a cozer com sal marinho e uma pernada de tomilho. Quando cozidas cortei-as em quartos com casca. Deitei numa frigideira de fundo espesso 2 colheres de (sopa) de azeite, quando quente juntei as batatas tomilho esfarelado e pimenta preta acabada de moer, e fui salteando as batatas até começarem a ficar loiritas...Fantásticas esta intrudução do tomilho nas batatas salteadas, eu quando sobra batatas cozidas com casca ou não, nunca deito fora, faço sempre as ditas salteadas em azeite, mas apeteceu-me experimentar com o tomilho, pois era um dos sabores do peixe.

Estou no facebook aqui!

"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir."

[Paul Valéry]