quarta-feira, novembro 16, 2011

FILETES DE PEIXE ESPADA PRETO ESCONDIDO









Os filhos, peixe nem é muito dos "dreams" deles, principalmente a filha. Numa das minhas idas à MAKRO tinha lá peixe espada preto, mas daquele bem grande e grosso que há muito não vejo. Resolvi pedir para arranjar um para filetes. Pois, filetes os filhos como não têem espinhas até "marcha" muito bem(!)(Sorrisos) mas, a mãe Isabel quando chega a casa resolve fazer no forno, não me apetecia fritos, nem comer, nem o cheiro na casa.... Tinha um bocado de broa e um resto de pão alentejano, deitar fora não é comigo. Resolvi fazer uma "miscelânia" de sabores e muito boa hora o fiz. Pois não foi só o filho a dizer:brutalíssimo, até a filha disse: assim não me importo nada de comer peixe.
Ingredientes:
-filetes (os meus eram de peixe espada preto)
-batatas cozidas com casca sal e uma folha de louro
-cenouras cozidas
-um molho de espinafres cozidos com sal e escorridos
-um molho de salsa, coêntros e tomilho
-1 dente de alho grande descascado
-pimenta preta moida na altura
-broa ou outro pão (usei uns restos de broa e pão alentejano)
-azeite
Os filetes temperei com sal marinho, louro, alho picado, pimenta preta moída na altura e sumo de limão. Reservei durante 1 hora. No fim desse tempo escorri e retirei os alhos e louro. Envolvi os filetes com uma mistura de pão ralado e folhas de tomilho.
Já sabem que entretanto cozi as batatas bem lavadas e com casca, as cenouras e os espinafres. Quando cozidos reservei.
Na 1-2-3 piquei o pão e broa até ficar uma farofa. Deitei numa tigela e reservei. No meu adorado Almofariz coloquei a salsa, coêntros e esfarelei 5 pernadas de tomilho, piquei o alho e juntei uma colher de (sopa) de azeite moí tudo até fazer uma papa. Juntei essa papa na tigela da (farofa) do pão e broa, envolvi muito bem e reservei.
Montagem:
Num tabuleiro de barro cobri o fundo com rodelas de batatas com a casca, depois cobri as batatas com as cenouras cozidas e cortadas ao comprido. Depois foi cobrir as cenouras com os espinafres de seguida cubro com os filetes e por fim cubri os filetes com a farofa e reguei com azeite. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até a farofa estar loirinha e crocante.

Notas: como é uma receita que tinha em rascunho! Ainda ouvi o comentário do meu provador ofícial(filho): brutalíssimo...

Estou no Facebook aqui!

"Nós seres humanos, estamos na
natureza para auxiliar o progresso
dos animais, na mesma proporção
que os anjos estão para nos auxiliar.
Portanto quem chuta ou maltrata um
animal é alguém que não aprendeu a
amar"

[Chico Xavier]