segunda-feira, dezembro 05, 2011

SOPA DE TOMATE




Uma sopa Alentejana! 😍 Eu sei, noutra encarnação devo ter sido Alentejana. 😍

 Quando estava gravida da minha Princesa até aos 3 meses e meio, andava sempre agoniada, ok, ia todos os dias para casa dos meus pais. Quando chegava lá a  minha saudosa mãe perguntava:- Bela, o que é que te apetece para o almoço?- Açorda, mãe! Tudo bem, a mãe faz para ti. Eu dizia logo: para mim só, não quero! Então almoço o que a mãe comer: ok, a minha querida e saudosa mãe fazia o sacrifício. e lá tinha que comer açorda, pois era o que eu comia com satisfação e não vomitava, pelo menos até aos 3 meses e meio, depois passou-me o desejo. Comi todas as qualidades e sabores de açorda. Ok, engordei 30 quilitos na gravidez e a minha mãe sem estar grávida também engordou, mas passado um mês de ter a minha Princesa que nasceu com 3,860 Kg e 59 cm a Isabelita já estava a vestir as roupas normais e o peso normal.. E na gravidez do meu Príncipe só, sim, só engordei 20 quilitos,  ele nasceu com 4 kilos e 52 cm, era só rosquinhas... Mas, ao fim de 10 dias a Isabelita estava a vestir o 34/36 e o peso normalíssimo....Pois, não tinha que faltar uma pequena estória à minha postagem de hoje.


Ingredientes
-cebola
-alhos
-pimento
- tomates maduros
-folha de louro
-chouriça e morcela (quanto melhor a qualidade melhor o resultado final)
- bacon (ou toucinho)
- azeite, sal e pimenta,
-ovos

Deito o azeite num tacho, deixo aquecer ligeiramente e coloco a chouriça e a morcela previamente cortadas às rodelas e o bacon aos quadradinhos, e em lume brando, deixo-os fritar. Retiro-os para um prato e coloco a cebola bem picada, quando ficar translúcida junto os dentes de alho picados e a folha de louro. A meio do refogado adiciono o tomate picado e o pimento cortado em tirinhas e fica mais alguns minutos. Em seguida junto água, tempero de sal e pimenta e deixo ferver e apurar um pouco. Escalfam-se os ovos. Cortam-se fatias finas de um bom pão alentejano, deita-se o caldo por cima e os ovos e acompanha-se com os enchidos fritos e quem gosta (como é o meu caso) com azeitonas e fatias de rábano. As fatias de rábano, não utilizei!

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos."

[Miguel Unamuno..]