sexta-feira, dezembro 02, 2011

CUPCAKE DE MORANGO



Mais uma receita do novo livro de Cupcakes. Já não é novidade eu ter-me apaixonado por fazer os ditos. Então quando entro na minha cozinha para os (fazer) entro noutra dimensão...Estes foram feitos no inicio de Outubro! Vamos à receita.

 Ingredientes:
12 cupcakes:
-120 g de farinha
-140 g de açúcar
-1 colher de (café) de fermento
-40 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-120 ml de leite gordo
-1 ovo
-5 gotas de extrato de baunilha
-8/12 morangos frescos (ou uma chávena de puré de morangos) (usei 1o morangos esmagados)
-1 pitada de sal

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180º C, e coloque as bases de papel dentro das formas de alumínio alinhadas num tabuleiro de ir ao forno. Com a ajuda de uma trituradora pique os morangos até fazer puré suficiente para encher uma chávena de chá. (eu esmaguei os ditos de garfo) Coloque a manteiga e o açúcar numa taça e misture com a ajuda de uma batedeira elétrica até ganhar uma consistência macia e fofa. Adicione a farinha e o fermento e bata até estar tudo incorporado. Misture o leite, o puré de morango e a baunilha numa taça à parte. Lentamente, adicione esta mistura ao restante até estar tudo incorporado. Junte o ovo e bata até obter uma massa macia. Coloque a massa nas formas, mas apenas até 2/3 das bases dos cupcakes. Leve ao forno até estar cozido, durante aproximadamente 18 a 20 minutos (teste do palito) Deixe arrefecer alguns minutos e, posteriormente, retire-os das formas. Adicione o frosting apenas depois de o cupcake estar frio.

Frosting de morango:

-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 g de creme de queijo frio
-2 morangos batidos(usei 3 e passei a polpa por uma rede fina para deixar aqueles piquinhos dos ditos)

Preparação: Bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga com ajuda de uma batedeira a alta velocidade até estar tudo incorporado. Junte o creme de queijo de uma só vez e bata, durante 4 minutos, com a batedeira a alta velocidade até estar tudo incorporado. Junte a polpa dos morangos e bata novamente, mas não demasiado para o creme não perder consistência.

A sugestão da Merry para a decoração é decorar os cupcakes com morangos! Ok, eu não utilizei a sugestão, pois sendo uns bolos que não vão ao frigorífico, e estando tanto calor quando os fiz, ou se comia tudo de uma vez ou os próprios morangos "azedavam" e ficavam assim para o murcho. Apeteceu-me decorar com corações o que para mim representa "AMOR", e como os cupcakes era para os filhos que melhor decoração podia eu fazer senão com o ingrediente que tenho montanhas por eles (filhos)! Mas claro, inspirem-se e decorem ao vosso gosto ok?

Notas: ficaram brutalíssimos comentários dos filhos...

Estou no Facebook aqui!

 "A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente."

 [Soren Kierkergaard]