sexta-feira, janeiro 06, 2012

BARRAS DE FRAMBOESA COM CALDA DE CHOCOLATE


Tinha que fazer uma receita deste livro! Qual a melhor para estrear o dito? Claro, uma que um dos ingredientes fosse chocolate, pois sendo eu e os filhos "surtados" por chocolate só podia começar bem!(Sorrisos) e digo: é simplesmente doutra dimensão, o comentário do filho: brutalíssimo e o comentário da filha que até me fez rir: -aí mãe, que perdição, morri...!(Sorrisos) Vamos lá à receita.

"Estas barras são muito requintadas-, o sabor frutado e ligeiramente acre das framboesas complementa o chocolate preto."


Ingredientes:
-125 g de manteiga, à temperatura ambiente
-50 g de açúcar cristalizado
-150 g de farinha de trigo
Calda de chocolate
-400 g de natas gordas
-2 colheres de (sopa) de açúcar em pó
-400 g de chocolate preto(com 70% de cacau), partido em pedaços pequenos (usei Valrhona)
-200 g de framboesas
-1 tabuleiro rectangular de 20 cm, de preferência com fundo amovível, untado com óleo.

Aquecer previamente o forno à temperatura de 190ºC.
Bater a manteiga e o açúcar na tigela de uma misturadora eléctrica durante 3 a 4 minutos ou até obter uma pasta cremosa e esbranquiçada. Acrescentar a farinha e voltar a bater durante mais alguns minutos, para ligar os ingredientes, se não conseguir aglutinar a massa numa bola, mexa-a um pouco com uma colher de pau e depois com as mãos. Deitar no tabuleiro e comprimir firmemente com a superfície bojuda  de uma colher,(boa, não sabia que a colher tinha este nome), para obter uma camada uniforme. Com os dentes de um garfo, fazer alguns furos na base. Levar ao forno previamente aquecido durante 20 minutos ou até a massa ficar um pouco dourada. Deixar arrefecer.

Para preparar a calda de chocolate: deixar que as natas e o açúcar em pó levantem fervura em lume brando. Colocar o chocolate partido em banho-maria. Assim que as natas começarem a borbulhar, tirá-las do lume e deitá-las no recipiente que contém o chocolate. Bater suavemente até o chocolate se derreter e a mistura ficar com uma textura macia.

Juntar as framboesas à mistura do chocolate e deitar por cima da base de bolachas arrefecida. Deixar esfriar completamente e levar ao frigorífico durante 3 horas ou até a cobertura solidificar. Cortar as barras com uma faca bem afiada.

Estou no Facebook aqui!

" -Tudo tem seu apogeu e seu declínio...

É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!...

Novas folhas, novas flores, na infinita bênção do recomeço! "

[Chico Xavier]