quarta-feira, fevereiro 08, 2012

BOLO DE AMÊNDOA [MAIS UM]

Esta receita retirei do meu mais recente livro de cozinha. Apesar de já  ter feito o bolo no início de Dezembro. Mas como sempre digo: tenho receitas em rascunho que nunca mais acaba, e continuo a fazer sempre. E quando eu digo: mais um, é porque já tenho mais receitas de bolo de amêndoa no blog. É um bolo simplesmente delicioso, para beber com um chá! Não, não coloquei "brutalíssimo" pois o meu provador oficial(filho) não utilizou o termo, só disse: é bom mãe.

Ingredientes:
-225 g de açúcar
-150 g de manteiga à temperatura ambiente
-4 ovos grandes (usei XL)
-1 colher de chá de extrato de amêndoa
-75 g de farinha de trigo autolevedante (usei normal)
-1 colher de chá de fermento em pó (usei de sobremesa)
-125 g de amêndoas sem pele trituradas

Para Completar:
-100 g de açúcar em pó
-sumo de 1 limão pequeno
-amêndoas laminadas levemente torradas

Forma: -1 forma quadrada, a minha foi redonda com 18 cm de diâmetro e 7 cm de altura, de fundo amovível, untada ao de leve com manteiga e tendo a base forrada com papel vegetal.

Aquecer previamente o forno à temperatura de 180º C. Incorporar todos os ingredientes, batendo-os na tigela com a batedeira. Deitar esta massa na forma já preparada, espalhando-a uniformemente com uma espátula. Levar ao forno previamente aquecido durante 40 minutos ou até o centro do bolo ficar dourado e firme ao toque. Deixar o bolo arrefecer dentro da forma. Desenformar o bolo já frio e retirar o papel vegetal. Colocar sobre uma rede em cima de uma tábua ou papel vegetal, (foi o que eu usei). Para terminar, peneirar o açúcar em pó para dentro de uma tigela e juntar o sumo de limão pouco a pouco. Barrar o topo do bolo com esse glacé e polvilhar com as amêndoas...

"Não ligo que me olhem da cabeça aos pés...porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés"

 [Bob Marley]

[Peço imensa desculpa de repetir muito esta citação do Bob, mas simplesmente adoro e identifico-me]

P.S. Quem me quiser seguir no Facebook, estou aqui!