sexta-feira, março 16, 2012

BACALHAU À BRÁS

«O meu laminador de batatas e legumes»

Esta última foto, é o utensilio que eu uso para fazer a batata palha para o bacalhau. Primeiro descasco as batatas e lamino às rodelas. Quando está esse trabalho feito, coloco várias camadas de rodelas de batatas umas por cima de outras, e corto em palitos finos. Lavo as batatas em várias águas para tirar bem a goma das ditas e coloco a tigela no frigorífico pelo menos 2 horas, o colocar no (frigorífico), é para as batatas ficarem sequinhas, este segredo foi a minha saudosa mãe que me passou!

Agora não podia faltar uma história da Isabel. Em 1989, quando eu fui à Grécia, um País que adorei! Não me interessa a política de agora, adorei e pronto! Numa das minhas saídas a visitar o País, num mercado havia um aglomerado de pessoal. A Isabel e umas amigas fomos cuscar...(sorrisos), pois, elas não me deixavam nunca, eu é que regateava os preços, e fizemos compras espantosas. Onde estava a Isabel, estavam elas! Diziam: tu é que sabes!! Ok, tudo bem! Mas nesse dia quando nos juntamos para ver o que estavam a vender, elas disseram logo:-ah, não interessa!! Pois, só que eu disse logo: interessa-me a mim! Fiquei a ver um senhor com uma banca e com uma variedade de legumes com um aparelho com vários utensílios a cortar os legumes a uma velocidade, que até metia impressão, sabem? Aqueles aparelhos que mostram na TV a cortar legumes batatas etc. e que dizem que é uma maravilha? Era uma coisinha dessas, claro, que a Isabel comprou logo um, pois eu era a única que gostava de cozinhar! Podem crer que ainda custou uns bons dracmas, mas a Isabel ficou delirante com a compra. Mas depois quando comecei a usar, ok, vi que aquilo não era nada como eu tinha visto, o senhor a fazer!!! Bem, como tudo o que não goste ou não me agrade, vai para canto. Assim como aquele (mono) foi direitinho para uma gaveta na cozinha e assim morou dentro dessa gaveta durante uns bom anos, em 1999 quando me mudei como dei tudo da minha casa, expecto roupas e loiças, mas aquele (mono) dei, pois o que sempre usei na minha vida foi este utensílio que está na foto e que me acompanha desde os meus 15 anos, pois foi a primeira peça que comprei para o meu enxoval! Fui eu que comprei, pois enxoval a minha mãe e avó estavam sempre a comprar e fazer... Mas, quando chegou a altura deixei metade, pois só levei o que eu gostava. Então é assim! Adoro esta pecinha, além que me traz boas recordações, pois fui eu que comprei. Já sabem? Que a Isabel tem muitas estórias acompanhar-me, pois sou uma mulher muito, mas, mesmo muito ligada a tudo o que me diz algo! Mas vamos continuar com a receita.

Depois das batatas fritas, reservo! Entretanto corto uma boa cebola descascada às rodelas para dentro dum tacho, junto azeite e sempre em lume brando deixo murchar a (cebola). Juntei bacalhau demolhado sem espinhas e peles tudo desfiado, dou uma fervura rápido na mistura anterior, e junto as batatas, tempero com sal marinho. Envolvo muito bem. Entretanto tinha batido 6 ovos com 80 ml de natas e junto à mistura, tempero com pimenta preta moída na altura e deixo cozinhar os ovos sem secar, só até os ditos começarem a coagular. Sirvo polvilhado com salsa. Uma das maneiras dos meus filhos comerem bacalhau sem queixas!

Nota: eu coloco as natas, mas quem não gostar de natas podem colocar leite, mas se preferirem só envolvam os ovos. Eu coloco pois a textura fica muito mais cremoso sem ficar seco. Mas, como eu sempre digo: se não vos interessar esta minha dica, esqueçam o que leram ok?

Mensagem!
Há dois dias a falar com uma amiga disse-lhe: há muito que não me aborrecem com e-mails "patetas"!!! Devia ter ficado era caladita...hoje ao abrir o gmail, despertou-me a curiosidade, do nome de um ok, passei à frente de todos e abri. Antes não o tivesse aberto! Pelo menos estaria  bem disposta durante mais um ou dois dias, até abrir o dito! Então é assim! Como sabem, não respondo a e-mails (patetas) o senhor ou senhora, sim, pelo nome nem o sexo sei, pois é esquisito. Que se deu ao trabalho de me incomodar, é assim: eu sei! Devem ser pessoas mal amadas, para terem tanta amargura, devem ser pessoas que estão de mal com a vida, com os esqueletos de uma vida por arrumar! Primeiro, façam as pazes com a vida, pois a (vida) é uma bênção, e é para se viver na sua plenitude. Arrumem os vossos esqueletos, pois essa arrumação é muito importante, podem crer. Sabem, o que me incomoda nestes e-mails? É isso mesmo, é saber que existem "pessoinhas" que não têm o que fazer senão incomodar, ou só falar mal dos outros. Eu costumo dizer, que essas (pessoinhas) dão-se a esse trabalho, pois assim vão-se iludindo, com os próprios «podres», sim podres, e problemas! Não, não vou dar mais conselhos, pois tenho dois filhos e esses sim me importam e para eles são as minhas preciosas palavras e tempo. Como eu sempre digo: o que me incomoda, ou não gosto! Vai direitinho para o seu próprio sitio: canto! Um muito obrigada, por se lembrarem de mim! Continuo a mexer com o pessoal, e como alguém dizia: falem mal ou falem bem, é preciso é que falem de mim. Só que ao fim de 4 anos de blogosfera, eu pensava que já não tinha que provar nada a ninguém, eu sou assim! Sou genuína, mas cada vez há mais hipocrisia também sei infelizmente...mas com esses pequenos pormenores vivo eu na Paz dos Anjos, pois não me afeta nadica o que digam ou pensem de mim ok? Fiquem todos nos braços dos Anjos...Um grande bem-haja para todos.

Agora sabem aquela letra de uma canção da 1º telenovela que passou em Portugal no ano de 1976 ? Só que troquem o «Gabriela» por Isabel ok?

"Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim
Vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela
Quem me batizou quem me nomeou
Pouco me importou é assim que eu sou
Gabriela sempre Gabriela"

[Modinha Para Gabriela]
[Gal Costa]

"Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim
Vou ser sempre assim Isabel, sempre Isabel
Quem me batizou quem me nomeou
Pouco me importou é assim que eu sou
Isabel sempre Isabel" :)