quarta-feira, março 28, 2012

FRANGO DO CAMPO GUISADO COM GRELOS DE COUVE E ARROZ



 Ofereceram-me um frango do campo que o que me disseram: tens aqui um frango pica-no-chão e uns grelos de couve muito "lindinhos". Gosto mais de nabiça, mas como desperdiçar, não é comigo, pois se há algo que me deixa "furibunda" é deitar comida fora, há que aproveitar tudo. Adorei o termo (pica no chão) pois não ouvia este termo há mais de 43/4 anos, pois a primeira vez que ouvi, foi numa ida com os meus pais à fabrica que era em Oliveira de Azeméis. O que me fez muita confusão na altura, sendo eu criança nem queria comer, depois é que a minha mãe me explicou, o porquê do termo, e a Isabel lá "fingio" que comeu! Pois fiquei com medo desse nome e com pena das galinhitas. Estava habituada de ir com a minha mãe ao talho comprar os frangos, e como criança devia pensar, que aquilo não se matava, apareciam ali por "obra da graça Espírito Santo". :) Podem crer que a Isabel só há poucos anos para cá é que come galinha ou frango do campo. Fiquei traumatizada e com peninha dos bichinhos que nunca mais quis. Bem, deixando de histórias, era para fazer o frango frito, e um arroz de grelos para acompanhar, ok, mas estava naqueles dias: fritos, não, mas não mesmo!

Então resolvi partir o frango em bocados. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada com azeite. Quando a cebola ficou translúcida juntei o frango e deixei selar a «avezinha» sempre em lume "esperto" fui virando, depois juntei 4 tomates maduros pelados e cortado aos bocado. Envolvi muito bem, mas aí já em lume baixo. O tomate foi misturando os seus próprios sucos com o frango. Temperei com sal marinho e juntei um pouco de água, e foi guisando sempre em lume baixo. Fui sempre vendo se precisava mais de água, pois eu gosto que o frango vá cozinhando sempre com pouco liquido e nunca a nadar como numa piscina! Claro, que temos que estar mais atento(a)s ao lume, mas prefiro. Pois o gosto nem se compara! Quando cozinhado, juntei os grelos de couve previamente lavados (como convém) e juntei o dobro da água do arroz! Pois o liquido que já tinha é mais que suficiente para ficar como gostamos (caldoso). Depois de levantar fervura juntei o arroz e retifiquei o sal. Nesta receita usei o arroz carolino, pois para mim é o arroz perfeito para este tipo de pratos.

Nota: cada um/a usa o arroz que mais gosta! As quantidades não coloquei, pois cada um sabe as suas necessidades ok?

Estou no Facebook aqui!

"RECEITA DE PÁSCOA"


Ingredientes

Alegria

Paciência
Paz
Perdão
Perseverança
Vontade de ser feliz

Modo de fazer

Misture no recipiente bem lavado da sua alma, chocolate, mais perdão e alegria.
Deixe calmamente em banho-maria até que todas as mágoas e rancores sejam depurados.
Espere esfriar um pouco, salpicando perseverança e paciência e despeje nos dois lados do coração.
Prepare o seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz.
Desenforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons, embrulhe com um papel transparente de amizade verdejante e luzente de esperança.
Amarre com fitas prateadas de carinho e mande muitos, muitos para quem não te entende também...
É tempo de redenção.

[Equipe SESICOMAR - Abril2011]