Já há muito que não fazia esta torta! Quando digo há muito, é mesmo. Pelo menos há uns 12 anos. A precisão do tempo é porque foi o tempo que mudei de casa, daí eu não me esquecer. Era uma torta que eu fazia muito quando os filhos eram mais pequenos. Esta receita da torta é do meu livro "Doze meses de Cozinha", é daquelas tortas que ficam sempre direitas :). Quem tem problema de enrolar tortas, o que não é o meu caso! Nunca tive problema nenhum de fazer o enrolamento da ditas. Esta é facil. É uma torta que podem rechear com doces. Eu faço este recheio pois em causa está os filhos gostarem de doces/compotas, mas não em bolos ou tortas. Vamos à receita da torta que é mesmo o que vos interessa...
Ingredientes:
-4 ovos
-100 g de açúcar
-4 colheres de (sopa) de farinha
-açúcar (para enrolar a torta)
Bati as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
À parte, bati as claras em castelo bem firme e adicionei-as cuidadosamente ao preparado anterior, alternando com a farinha peneirada.
Deitei a massa num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal untado e polvilhado com farinha. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Num papel vegetal polvilhado com açúcar, desenformei a torta e barrei com o doce de ovos com amêndoa e gila. Depois é ir enrolando e apertando para ficar uma torta/direita,ok?
Doce de ovos
-3 gemas
-120 g de açúcar
-50 ml de água
-1 vagem de baunilha
-100g de miolo de amêndoa moído com casca (facultativo)-150g de doce de abóbora chila (gila) (facultativo)
Coloquei um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixei arrefecer um pouco. Quando frio juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada, nessa altura juntei o miolo da amêndoa e a chila (gila) e envolvi muito bem ainda ao lume, o que é rápido. Retiro o tacho do lume e reservei até arrefecer.
Notas: eu coloquei o miolo de amêndoa e o meu doce de gila que tenho sempre em casa. Pois quando acaba é ver a Isabel a fazer mais. Pois é dos doces que nunca podem faltar na minha casa, este e o doce de abóbora menina, pois os filhos adoram o doce de abóbora com requeijão ou queijo fresco.
"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."
[Henry Ford]