sábado, novembro 14, 2009

DOCE DE ABÓBORA CHILA OU GILA


Ofereceram-me 13 abóboras-gilas :). Ui, tantas, já tinha feito aqui. E já tinha feito no verão outra vez com açúcar amarelo e que me agradou muito mais. Como não postei o que fiz no verão vou postar o que fiz agora.

Ingredientes:
-utilizei 3 abóboras que depois de cozidas e espremidas deu 2,400 kg
-2,100 kg de açúcar amarelo
-3 paus de canela
-6 dl de água

Agora vamos à parte pior e mais gira do doce. Não se pode tocar na dita com facas nem nada de aço. Diz que o doce fica escuro (não sei porquê? Eu sou muito bem mandada e realmente não usei), o meu ficou escuro mas foi do açúcar amarelo. Para se partir a dita é espetar com ela catrapúz no chão (a parte mais gira). Lavam-se os bocados, tiram-se-lhes as pevides e extraem-se rigorosamente todas as "tripas" amarelas. Rigorosamente mesmo (diz a história que basta deixar um pouco desse amarelo para o doce ficar intragável). Devo ter feito bem o trabalho porque o meu ficou mesmo uma delicia. Voltei a lavar muito bem a dita até não ter espuma na água.E deixei na água durante a noite até ao outro dia. Que foi quando fiz o dito. Levei a cozer a abóbora coberta de água com um pouco de sal durante 20 minutos (depois de começar a ferver). Quando cozida deixa-se arrefecer retira-se a casca e com as mãos desmancham-se até ficar tudo em fios soltos. Voltei a lavar em várias águas e espremi muito bem e pesei o que me deu os tais 2,100 kg . Leva-se o açúcar com a água ao lume e os paus de canela até fazer ponto de espadana. Deita-se a gila, mexe-se e deixa-se ferver até engrossar. O meu levou mais ou menos 40 minutos até estar no ponto que eu gosto. Depois de morno, guarda-se em frascos esterilizados.
 
Nota: é super fácil o que me custou mais foi tirar as sementes e os tais fios amarelos que me fica sempre a doer as pontas dos dedos. Ok? Não há problema. Agora é fazer sobremesas com o doce , porque ainda fiquei com 10 meninas, claro para quando acabar fazer mais.... deu 6 frascos. Cada frasco pesa 1,200 kg retirando o peso dos frascos fica 550 g cada. Já tinha feito este, este , este e este com o meu doce...

Estou no Facebook aqui!