quarta-feira, abril 18, 2012

BOLACHAS DE CANELA


Mais umas bolachas que tinha no meu cadernito e que fazia quando os filhos eram pequenos! Por vezes é bom voltar atrás na memória, pois foram momentos que deixam saudades, e tudo que deixa (saudades) é porque foi bom! Já não fazia estes biscoitos há mais de 20 anos, ok, resolvi fazer e em muita boa hora fiz, que foi "vapt-vupt" no frasco dos ditos, e eu nem cheirei(sorrisos) a não ser o aroma que deixou na casa que é de outra dimensão! Os filhos deram conta do recado(biscoitos)...

Notas: este cadernito que está na foto acompanha-me desde os meus 9/10 anos. Era onde eu escrevia as receitas que retirava nas revistas da altura, que a minha mãe comprava. Está muito danificado, pois a minha filha quando era pequena adorava o cadernito não me perguntem, porquê? Nem eu sei! Pois para aprender a cozinhar não era, pois nunca gostou nem gosta! Mas foi daqui que retirei a receita.



Ingredientes:

-250 g de farinha
-50 g de avelãs (moída)
-1/2 colher de (chá) de canela
-200 g de manteiga amolecida
-100 g de açúcar
-3 colheres de (sopa) do meu açúcar baunilhado
Forrei dois tabuleiros com papel vegetal, reservei.
Misturei a farinha com o miolo das avelãs e canela, reservei. Numa tigela bati a manteiga com os açúcares, até estar tudo muito bem dissolvido e misturado. Juntei o preparado dos secos e amassei (pois, foi de mãos), quando bem amassado, deixei repousar 1/2 hora. Ao fim desse tempo polvilhei a banca com farinha e coloquei a massa, com o rolo de massa (madeira) fui esticando, mas sempre com cuidado, pois a massa (fica estilo farofa) e com cuidado fui cortando com um corta bolachas redondo e pequeno, fui colocando nos tabuleiros. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 8-10 minutos. Deixei arrefecer nos (tabuleiros) depois envolvi as bolachinhas numa mistura de açúcar branco, com uma colher de sobremesa de açúcar em pó. E pronto, umas bolachinhas muito simples e brutalíssimas como o meu provador oficial(filho) disse....



P.S. Hoje com esta postagem achei engraçado, pois fiz a minha 1111 postagem, uma capicua, só por isso estou a partilhar esta informação! Um bem haja para todos os que me seguem e fazem do meu cantinho o sucesso que é!


"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."

[Leonardo da Vinci]