segunda-feira, abril 23, 2012

BOLO DE DOCE DE LEITE E AMEIXA [ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO]


Ontem dia 22 de Abril, foi o Aniversário do meu filho, um dos meus Tesouros, tinha que escolher um bolo especial! Na pesquisa dos meus livros apesar de serem tantos, é sempre difícil escolher. Gosto de surpreender o meu filho. Escolhi um bolo destas revistas, que depois de ler e casar os ingredientes achei que devia ser uma delicia, além que com a cobertura de ganache de chocolate de leite, fiquei curiosa, e sendo o meu filho um "surtado" como a mãe por chocolate, pois..."quem sai aos seus não degenera" já a minha avó dizia.  Resolvi seguir para o meu laboratório (cozinha), vamos à receita:

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de água
- 4 colheres de (sopa) de leite em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca (o nosso pão ralado)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- margarina e farinha de trigo para untar (usei manteiga)
-1 xícara (chá) de refrigerante de guaraná para regar

Recheio:
- 2 xícaras (chá) de ameixa sem caroço
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água
- 1 xícara de (chá) de açúcar
- 1 xícaras de (chá) de doce de leite cremoso
- 1 caixa de creme de leite (200g) (natas)

Cobertura:
- 300g de chocolate de leite
- 1 caixa de creme de leite (200g) (natas)

Para o recheio: misture a ameixa, a água e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 20 minutos, sem mexer, ou até reduzir e obter uma calda caramelo.

Bata no liquidificador os ovos, a água, o leite em pó, o açúcar, a manteiga, a farinha de trigo e a farinha de rosca até ficar homogéneo. Acrescente o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma forma de 26 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo.

Deixe esfriar, desenforme e corte em 3 partes iguais na horizontal. Retire metade das ameixas da calda, reserve e desfaça as restantes com um garfo. Misture com o doce de leite cremoso e o creme de leite. Regue o bolo com 1/3 do refrigerante, espalhe o recheio e repita o procedimento com o restante da massa e recheio, terminando com a massa regada com o refrigerante. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria, misture com o creme de leite e cubra o bolo com auxílio de uma espátula. Decore com as ameixas reservadas e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Notas: comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo....

P.S. No dia 22 de Abril de 1984, foi o segundo dia mais feliz da minha vida: fui mãe pela segunda vez! Ao olhar para esta foto do meu Tesouro, com 14 meses, recordo-me da personalidade dele. Nunca tive um filho que fizesse uma birra (nem eu admitia). Mas o meu filho conseguia tudo o que queria, desde pequeno sempre foi uma criança com uma personalidade, muito vincada! Dizem: que só aos 4 anos se forma a personalidade, ui, eu tenho a prova, que não! O meu filho desde bebé sempre soube o que queria. "Conseguia sempre levar a água ao seu moinho" :) , passados 28 anos continua a ser o mesmo filho, lindo por fora e por dentro. Tem a personalidade igual, é determinado, consegue o que quer, sem pisar ninguém, mas, não o pisem! Aí vêm outro Mauro. Eu como mãe só digo: obrigada filho por me escolheres como MÃE, e teres-me dado a oportunidade de ser a tua mãe. Obrigada filho por teres sido o filho que sempre foste e continuas a ser! Obrigada pela linda pessoa que és, se foi com a minha ajuda nem sei, penso que contribui também! Principalmente com os princípios que transmiti. Mauro, OBRIGADA, por dares à minha vida sentido, e fazeres da mesma um jardim de girassóis...AMO-TE meu filho!

Estou no Facebook aqui!

"Prepare seu filho para "ser", pois o mundo o preparará para "ter". "

[Augusto Cury]