segunda-feira, agosto 27, 2012

MUNFFINS COM AMORAS E QUEIJO DE CABRA


Esta receita retirei daqui! Como disse aqui, desde que o meu filho não está em Portugal, a vontade de cozinhar, acho, acho não, tenho a certeza, foi com ele. O meu provador oficial é ele, e não estando, as comidas é só estilo "comida de mulheres", mas sabendo eu, o que o filho é apreciador, sei que ele gostava/gosta e muito destes munffins. São uns munffins salgados, são fantásticos para servir como uma entrada. Para mim e filha serviu como refeição. Alterei o queijo de minas, pelo nosso maravilhoso queijo de cabra, e alterei os morangos por amoras pois estamos na altura das mesmas e a Isabel adora chinchadas, e já tenho bastantes congeladas. Sou mesmo uma mulher muito diferente. Os grandes prazeres que a vida me dá este é um deles, comer a fruta das árvores, as amoras das silvas, sim, não lavo, quando é para mim. Oiço logo a filha: mãe, não comas antes de lavar, ok, a Isabel limpa a fruta à blusa e come, as amoras coloco dentro de um tupperware que levo dentro dum saco para esse fim, mas vou apanhando e comendo também ao mesmo tempo, mas essas já não limpo à blusa para não estragar a mesma com nódoas que depois não saem nem com sabão azul e branco. Agora deixando de conversas vamos à receita, pois é o que vos interessa.

Bati 2 ovos com a batedeira, juntei 2,5 dl, de leite. Bati tudo muito bem. Juntei 100 g de manteiga derretida continuei a bater e juntei uma colher de (café) rasa de sal. Peneirei 250 g de farinha com uma colher de (sobremesa) de fermento em pó. Juntei a farinha com o fermento à mistura anterior dos líquidos.

Untei pequenas formas de munffins (queques) e polvilhei com farinha. Distribui uma camada de massa pelas formas juntei umas amoras (lavadas) pelas mesmas e queijo de cabra cortado aos bocadinhos. Distribui nova camada de massa de modo a tapar a fruta e queijo. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, no meu forno levou 20 minutos, mas já sabem o teste do palito ok? Servi com curgete grelhada e tomate cereja temperado com flor de sal e azeite extra virgem e só.


*"Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego...
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição...
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver...
Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais...
Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar...
Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar...
Uns queriam o silêncio; outros, ouvir...
Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés...
Uns queriam um carro; outros, andar...
Uns queriam o supérfluo...
Outros, apenas o necessário..."*

[Chico Xavier]