Ingredientes:
-1 frango de 1 Kg em pedaços (usei metade dum frango do Campo)
-2 colheres de (sopa) de farinha (usei uma)
-125 gr de margarina (usei 60 gr de manteiga)-paprika ou colorau doce, água, pimenta e sal q.b. 2 colheres de (sopa) de água (usei sal marinho, paprika, 1 colher de (sopa) de água e pimenta-preta moÃda na hora)
Peneira-se a farinha com uma pitada de paprika, tempera-se com o sal e a pimenta. Envolvem-se bem na mistura os pedaços de frango e deixam-se enxugar por completo sobre uma grelha. Derrete-se a gordura num tacho e, quando estiver muito quente, fregem-se primeiro as partes do frango mais carnudas e, logo que estiverem loiras, junta-se os restantes bocados. O tacho tem que ser grande para os pedaços não ficarem sobrepostos. Quando começarem a corar, reduz-se o lume e revolvem-se, sem nunca os picar (utilizem uma pinça de cozinha). Juntam-se a água, tapa-se hermeticamente e deixa-se estufar em calor muito brando durante 40 a 50 minutos, sacudindo o tacho volta e meia. Destapa-se nos últimos 10 minutos e tornam-se a saltear os pedaços, para ficarem bem estaladiços.
Servi com umas batatas salteadas com alecrim. Que faço assim: lavo as batatas muito bem lavadas, depois cozo com sal marinho. Depois de cozidas corto em quartos e salteio numa frigideira com um fiozinho de azeite (pouco) e temperei com pimenta preta moÃda na altura e esfarelei uma pernada de alecrim depois de lavado, que tenho sempre na minha pequena-horta. Não posso dizer o comentário do meu provador oficial(filho), pois ele não se encontra em Portugal, mas a opinião da filha:está fantástico, eu gostei e muito do sabor e textura do frango.
"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espÃrito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."
[Theodore Roosevelt]