quarta-feira, novembro 28, 2012

BATATADA FIDALGA






  Mais uma receita do meu livro da 👉Pantagruel, que achei simplesmente uma delicia, uma sobremesa que acho fantástica para se servir nesta época do Natal diferente das tradicionais, mas fantástica.

Quando era miúda adorava as batatas-doces que a minha saudosa mãe assava no forno enquanto assava as castanhas. É um sabor que tenho na minha memória, que até dói. No meu percurso de vida assei muitas batatas doces, mas nunca me souberam como as batatas que a minha mãe assava. Aliás como tudo o que ela fazia, posso fazer, mas, nunca me sabe como os sabores que tenho na minha memória. Os sabores da minha mãe são sempre inigualáveis, pelo menos para mim. Vamos à receita:




Ingredientes:=6 taças
-450 g de batatas-doces cozidas e peladas
-130 g de castanhas cozidas
-100 g de açúcar amarelo
-75 g de miolo de noz
-60 g de miolo de amêndoa pelada (usei 100 g)
-leite e chantilly, de cada, 2 dl
-2 colheres de sopa de manteiga
-sal, pau de canela e erva-doce q.b.

Cortam-se em pedacinhos as amêndoas e as nozes. Fendem-se castanhas e cozem-se em água temperada com sal, um pedaço de pau de canela e uma colher de sopa de erva doce. Descascam-se e pesam-se os 130 g, que se passam duas vezes pelo passe-vite juntamente com  a batata-doce. Bate-se esse polme com o leite, no qual se desfizeram o açúcar e a manteiga derretida em banho-maria. Adicionam-se as amêndoas e as nozes picadas, mexe-se bem, vaza-se numa taça e cobre-se com chantilly. Serve-se ao natural ou gelado.

Nota: eu quando pelei as amêndoas levei as mesmas ao forno para dar uma cor, e reservei uma mão-cheia para polvilhar.


...Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal...


[Victor Hugo]