sexta-feira, janeiro 18, 2013

EMPADAS DE GALINHA



Em Junho ou início de Julho uma "amiga", coloca uma foto no Facebook de empadas de galinha. Eu fiquei logo com o palato aos saltos, pedi de seguida a receita, ao qual me enviou de seguida.
Mas, entretanto o filho começa as preparações para partir, e deixei a receita em standby. Quando o filho, chegou dia 24 de Dezembro, tinha eu uma listas de receitas que ele foi pedindo para eu fazer, e outra lista de receitas a fazer, onde uma delas era estas excelentes empadas. Dá um pouco de trabalho, mas merece a pena! Simplesmente brutalíssimo dito pelo meu provador oficial (filho).

Tempera-se 1 frango, de preferência caseiro,com bastante cebola, 1 ramo de salsa, louro, cravo-de-cabecinha (espetado na cebola), pimenta preta em grão, 1 copo de vinho branco, 1/2 copo de vinagre de vinho, sal, alguns dentes de alho, toucinho, chouriça e água suficiente para cobrir o frango. Deixa-se 1/4h e depois leva-se ao lume até o frango estar cozido. Deve ficar no caldo de um dia para o outro. Depois, retira-se a gordura que se formou (para se utilizar na massa), corta-se o frango em pedaços pequenos, assim como o toucinho e a chouriça. Coa-se o caldo. Pisam-se os temperos que ficaram no passador, para outro recipiente, ficando com uma espécie de "nata". Acrescenta-se o sumo de um limão e algumas colheres de caldo do frango. Ao frango também deve juntar um pouco de caldo. Em seguida, passar um ramo de salsa crua e uma tira de toucinho também cru, pela máquina de picar. Misturar bem.

Massa : 1 kg de farinha sem fermento, um pouco de manteiga sem sal, banha, sal e a gordura que se reservou. Amassa-se, juntando caldo até a massa ficar na consistência desejada. Untam-se as formas com banha e polvilham-se com farinha. Forram-se com a massa, recheiam-se com frango, um pouco de toucinho cozido e chouriça. Por cima coloca-se a mistura de salsa e toucinho cru e uma colher (sopa) de molho dos temperos.Tapa-se com massa, pincelam-se com ovo batido e cozem em forno pré-aquecido a 180ºC.

Notas: Deu 38 empadas.