sexta-feira, janeiro 25, 2013

PANNACOTTA COM MOLHO DE AMORAS



Para mim, Pannacotta, é das sobremesas mais simples, mas igualmente sublime. Já tenho esta receita no blog, é do livro:"Os Doces da Io".Tinha amoras congeladas, ainda das que reservei da chinchada que fiz no Verão, resolvi fazer o molho de amoras. Nota do meu provador oficial (filho): brutalíssimo.



Ingredientes:
-1 l de natas
-200 g de açúcar
-3 folhas de gelatina
-2 colheres de (sopa) de rum branco
-1 vagem de baunilha
Ferver as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento, durante dez minutos. Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem e guardá-la dentro do açúcar para uma próxima vez. Pincelar uma forma com buraco com rum.Verter o preparado. Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorífico, durante, pelo menos 3 horas (eu gosto de deixar de um dia para o outro).

Notas: as vagens de baunilha, depois de utilizadas eu reservo sempre dentro dum tupperware com açúcar. Assim tenho sempre açúcar baunilhado.

Molho de amoras:
Ingredientes:
-600 g de amoras
-250 g de açúcar
-1 colher de chá de baunilha liquida
-1 dl de água
-4 colheres de sopa de «Kirsch»
Ferver o açúcar com a água até 120º (usar termómeto)
Triturar as amoras no copo liquidificador. Juntar este polme ao açúcar. Enquanto ferve retirei a espuma. Fui sempre mexendo com a colher de pau. Quando a colher fica com a mistura envolvida e brilhante, está pronto. Juntei a baunilha envolvi, e reservei até arrefecer. Quando frio, juntei o Kirsch. Coloquei o molho num frasco e guardei até servir. É um molho que podem fazer com outras frutas o processo é sempre o mesmo. No frigorifico aguenta uma semana, mas pode congelar.

______________A nossa vida em grande parte compõe-se de sonhos. É preciso ligá-los à ação.____________♥♥♥

Anaïs Nin