quinta-feira, março 21, 2013

BISCOITOS DE MANTEIGA DE AMENDOIM E XAROPE DE BORDO


Uma receita que retirei deste meu livro. O meu provador oficial (filho) disse: brutalíssimo.. vamos à receita.



Ingredientes: 50 biscoitos
-175 g de manteiga, à temperatura ambiente cortada em cubos
-150 g de manteiga de amendoim quebradiça
-2 colheres de sopa de xarope de bordo (chamado xarope do ácer ou maple syrup, comprei na loja gourmet do El Corte Inglês, já há um tempo quando precisei. Mas quando visitei a loja Americana Liberty Stores , também vi que tem, não comprei pois ainda tinha. O preço é ele por ele.)
-175 g de açúcar mascavado claro ou de açúcar amarelo-claro refinado (usei açúcar amarelo-claro)
-300 g de farinha de trigo peneirada
-1 colher de chá de fermento em pó
-1 pitada de sal
-1 ovo grande, levemente batido
-açúcar demerara para polvilhar

Forrei dois tabuleiros com papel vegetal sem untar.
.Colocar a manteiga, a manteiga de amendoim, o xarope de bordo e o açúcar mascavado (usei açúcar amarelo-claro) na tigela da misturadora elétrica (ou usar um tigelão e um batedor elétrico de mão) e bater até que todos os ingredientes fiquem bem combinados. Acrescentar a farinha, o fermento em pó, o sal e o ovo batido. Bater para ligar tudo e depois, com as mãos, formar uma bola com esta massa.
.Colocar esta massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e dividi-la em 4 porções. Com cada quarto de massa, formar um rolo com cerca de 16 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Envolver cada rolo em película aderente e refrigerá-los durante 30 minutos. Em seguida, quando a massa estiver com uma textura firme, cortá-la em rodelas e levar ao forno quando quiser.
.Para cozer os biscoitos, aquecer previamente o forno à temperatura de 200ºC.
.Cortar rodelas com 1,5 cm de espessura; cada rolo de massa deve dar cerca de 12 biscoitos.
.Dispor os biscoitos nos tabuleiros já preparados. Comprimir ao de leve cada um deles com a parte de trás de um garfo, para fazer alguns entalhes e polvilhar com o açúcar demerara. Levar ao forno previamente aquecido durante 10 a 12 minutos ou até ficarem dourados. Deixar arrefecer sobre uma armação de arame.

____Muitas vezes eu também já me perguntei se adianta a gente se empenhar para abrir o coração num tempo de tantos corações rigidamente trancados, em que o medo parece dar as cartas e descartar possibilidades de troca, espontaneidade e amor.

Houve instantes em que duvidei e me questionei se não seria mais seguro, mais tranquilo, mais fácil, tentar interromper o fluxo e fechar o meu coração de novo. No máximo, deixar apenas uma fresta aberta por onde espiar a vida de longe.

Embora não seja necessariamente mais seguro, mais tranquilo, muito menos mais fácil, continuo sentindo que é bem mais leve, alegre e desapertado viver com o coração mais aberto. Sobretudo, para nós mesmos. Ainda que às vezes a gente sinta estar na contramão. Ainda que às vezes esse nos pareça ser um movimento solitário.

No mínimo, corre mais vento.____________

Ana Jácomo