segunda-feira, março 18, 2013

SOPA DE GRÃO COM ESPINAFRES E COTOVELOS


Quando eu era criança, dizia que não gostava de sopa. Só comia com gosto, sopa de feijão verde, caldo verde, e adorava estar doente para a minha saudosa mãe fazer-me canja. Mas claro, que comia as sopas todas que a minha mãe fazia, só que ela tinha que ouvir sempre:- Não gosto desta sopa mãe, quando não era das minhas preferidas. O que me lembro, de uma frase, que a minha mãe dizia sempre quando eu lhe perguntava que sopa era? Ela como já sabia o que eu ia dizer: não gosto, respondia sempre: «sopa de rabo de boi com rabo de vaca à mistura», ui, como eu ficava aborrecida, mas assim ela também só ouvia um, "não gosto" quando estava sentada na mesa com o prato da sopa na frente. Ao lembrar-me desta frase da minha mãe recordei de duas frases, que dizia sempre a mim e aos meus irmãos, quando sabia que a comida não era assim muito dos nossos "dreams". Apesar que a minha saudosa mãe, nunca nos obrigou a comer nada que não gostássemos. Mas, como crianças havia sempre aquela comida que adorávamos, e aquelas que gostávamos menos. Então quando perguntávamos:-Mãe, o que é o almoço? Ela respondia:-«Bordas de pescoço». Quando perguntávamos:-Mãe, o que é o jantar? Respondia:-«Bordas de alguidar», ou então só dizia:«línguas de perguntador...». Ok, e assim só sabíamos o que era, quando nos sentávamos à mesa, e ela protegia-se de estarmos a chatear até há hora da refeição. Pois, sendo três filhos com diferenças de idade de ano e meio, uns dos outros não era pera doce. Escusado será dizer que eu ouvi sempre a minha mãe a dizer estas frases quando era muito pequena. Sei que estava sempre com a minha mãe na cozinha acompanhada do meu banquinho. Daí eu ser uma mulher que liga muito a ditados, frases, e citações, pois a minha mãe e avó paterna diziam muito, em cada três fases havia sempre uma que tinha algo.

Agora vamos à receita que mais uma vez retirei do meu livro da Pantagruel, que digo: ficou mesmo fantástica. Enquanto fiz esta sopa, as recordações estiveram em alta. Pois eu ao derreter o toucinho no azeite e no fim sair os torresmos que me deliciei a comer(sei, que faz mal), mas como a minha mãe dizia:(«perdoa o mal que faz, pelo bem que sabe..»)recordei-me do sabor de uns torresmos que a minha mãe fazia era eu pequena, onde fazia a banha, que guardava, os torresmos, eu e ela enquanto não víssemos o «fundo ao tacho, não descansávamos». Adorava esses torresmos e os que ela comprava numa charcutaria perto de nossa casa (Lusa), que com o andar da carruagem essa mesma charcutaria, virou pastelaria e mais tarde tinha serviço de comidas para fora, e restaurante. Aliás ainda existe, ao pé da estação de comboios e perto da antiga casa dos meus saudosos pais, na Elias Garcia na Amadora. Mas os torresmos eram dos bons, duros que o empregado tinha que cortar com uma faca e martelo. (Sorrisos) mas para mim esses é que eram os verdadeiros torresmos, uma coisa que adoro e compro por vezes, já não com a mesma frequência, pois desde que inventaram a ASAE, deixou de haver os mesmos sabores, hoje os torresmos existem, mas ao olhar para os mesmos tão bonitos, tão brilhantes e lindinhos para a foto, aliás, até cortam na máquina. Pois, só me resta ficar com os sabores que ficaram no "tempo"...

Ingredientes:
-1/2 l de grão
-1 molhinho de espinafres (meio molho)
-1 cebola picada
-1 alho picado
-1 folha de louro
-100 g de cotovelos
-80 g de toucinho
-1 colher de sopa de azeite
-água, sal e pimenta q.b.
Coze-se o grão, demolhado de véspera, em bastante água e sal. Derrete-se o toucinho com a ajuda do azeite, retiram-se os torresmos e, na gordura, cozem-se a cebola e o alho, (juntei um bocado de chouriço de carne cortado aos cubinhos). Guarda-se uma concha de grão cozido e passa-se o restante pelo passe-vite. Junta-se tudo na panela (o grão inteiro, o puré, o refogado e a água de cozer o grão), pimenta e louro. Deixa-se ferver o tempo necessário para cozer a cebola e juntam-se os cotovelos. Quando os cotovelos estão "quase" junta-se os espinafres. Mais uma fervura está pronta uma fantástica sopa.
Notas: podem retificar o sal ao vosso gosto. Eu não adicionei mais sal, pois o de cozer o grão, e do chouriço, para mim é mais que suficiente. Mas, cada qual sabe o seu palato.

P.S. Agora sei, o porquê de a minha saudosa mãe, quando a sopa era de feijão ou com grão ela não utilizava a varinha, era só o passe-vite, a textura da sopa é muito diferente e até o sabor. Ah, e o meu passe-vite é manual, não é daqueles elétricos, sou uma mulher, mesmo do antigamente...(sorrisos)

___Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.______________

Carlos Drummond de Andrade

(Tenho saudades dos meus pais. Amanhã dia do pai, já não o tenho para lhe dizer: Feliz dia PAI! Depois de amanhã (20) era o aniversário da minha mãe: também já não posso dizer: Parabéns MÃE! Mas onde estão, sabem que estou sempre com vocês e até aquele dia! AMO-VOS meus PAIS)