segunda-feira, maio 20, 2013

ABÓBORA ASSADA COM ESPECIARIAS


O "meu" Jamie Oliver, pode aparecer chefs de todas as qualidades e feitios de todas as raças, mas o Jamie para mim, será sempre o Jamie. Nenhuma receita que eu tenha feito deste chef, que tenha saído defraudada, o jovem sabe mesmo, além que continua com a sua entrega incondicional à família uma atitude que adoro nele, sempre com a sua humildade, e aquela "sopinha com massa" na fala, ok, rendo-me. Já disse anteriormente que quero conhecer o Jamie pessoalmente, e continuo. Nota do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Ingredientes: para 6
-1 abóbora média/grande, 1-1½ kg
-2 colheres de chá de sementes de coentros
-2 colheres de chá de orégãos secos
-½ colher de chá de sementes de funcho
-2 pimentões-vermelhos secos pequenos (ou a gosto)
-1 colher de chá de sal
-1 colher de chá de pimenta-preta acabada de moer
-1 dente de alho
-1 colher de sopa de azeite
Lave a abóbora, corte-a ao meio com uma faca grande (corte um lado e rode a abóbora na lâmina para ser mais seguro e simples). Com uma colher grande, retire as sementes da abóbora (experimente assá-las com um pouco de azeite e sal marinho e sirva-as com bebidas, como aperitivos, são muito boas). Corte a abóbora longitudinalmente em quartos e depois corte os quartos ao meio. Deve ficar com fatias com cerca de 2,5 cm de espessura em forma de barco. Ponha-as numa tigela.
Ponha todas as ervas aromáticas secas e especiarias num almofariz e triture com o sal e a pimenta para criar um pó fino. Junte o dente de alho e triture-o com as especiarias. Deite o conteúdo numa tigela e junte uma colher de sopa de azeite. Passe a abóbora nesta mistura de ervas aromáticas e especiarias, certificando-se de que todos os pedaços ficam bem revestidos.
Coloque os pedaços de abóbora em linha, com a casca para baixo, num tabuleiro de ir ao forno. Asse a 200ºC, cerca de 30 minutos ou até estarem macias. O sabor picante irá entrar na abóbora e esta irá tostar ligeiramente, com a casca a ficar caramelizada e rija.

Uso este legume em particular para várias coisas diferentes: como base para o recheio de ravioli, para pão, para risoto e como acompanhamento de assados. Quando mostrei isto pela primeira vez à minha mãe, ela não gostou da ideia, mas adorou o sabor das especiarias. Faço muitas vezes em casa. Experimente, é muito bom, económico e acessível.

Jamie Oliver

_____As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas._____

Rainer Rilke