segunda-feira, julho 08, 2013

CUPCAKES DE BANANA COM FROSTING DE QUEIJO, E PARA MIMAR UNS CAKE POPS


Estávamos a jantar, quando o filho me diz, que um amigo/colega do atelier fazia anos dois dias depois. E que gostava que eu fizesse um bolo. Ok, até aí tudo bem! Mas, eu disse logo:-Filho como é que levas a caixa do bolo na mota!?!?!? Ah pois, saindo de casa na Charneca de Caparica, passado mais ou menos meia hora já está no local de trabalho (Graça) se fosse de carro, pelo menos,  duas horas e meia não chegava, e depois o arranjar lugar e arrumar o dito naquelas ruas/local, é um assunto muito sério, que quem conhece sabe do que falo. Eu conheço muito bem, pois a minha saudosa mãe era da Graça. Mas, a filha atenta, disse logo:-E uns Cupcakes, dentro de caixas pequenas e o mano leva na mochila:). Somos mesmo uma família que trabalha muito bem em equipe. Ok, ficou resolvido, só ficou por decidir o sabor dos Cupcakes, mas, também não demorou, o filho escolheu logo os de banana com frosting de queijo que ele gosta muito. Como são seis pessoas no atelier, fiz seis Cupcakes, e na restante massa coloquei uma colher de sopa de chocolate em pó, para fazer os outros seis Cupcakes, para eu fazer os Cake pops. Os cupcakes, enfeitei com ganache de chocolate e pepitas. Os restantes seis cupcakes de chocolate retirei das formas de papel ainda quentes e com essa massa e a ajuda das mãos fiz uma bolas (grandes) podem fazer mais pequenas. Enfiei um pau (próprio dos cake pops) e levei num tabuleiro ao frigorífico, até endurecer a massa. Derreti 200 g de chocolate (Cacao Sampaka) em banho-maria, quando derretido envolvi os cake pops nessa mistura de chocolate derretido até estar tudo coberto. Polvilhei e coloquei os cake pops num tabuleiro coberto com papel de alumínio, levei ao frigorífico de novo, até estar endurecido o que foi rápido. Depois coloquei os mesmos dentro de uns saquinhos próprios para o fim, e coloquei uma fitinha, e assim estava feito o meu miminho, para o H.

CupCakes de banana 12 unidades
Ingredientes:
-225 g de farinha
-150 g de açúcar
-150 g de manteiga à temperatura ambiente
-55 ml de leite gordo
-2 ovos à temperatura ambiente
-1/2 colher de café de fermento
-1 colher de café de extrato de baunilha
-2 1/2 bananas esmagadas
-1 pitada de sal .

Pré-aqueça o forno a 180º C, e coloque as bases de papel dentro das formas de alumínio. . Numa taça bata a manteiga e a baunilha até obter uma consistência macia. Gradualmente vá adicionando o açúcar. . Junte um ovo de cada vez e continue a bater. . Depois acrescente o leite, a farinha, o fermento, o sal e uma banana alternadamente, batendo sempre muito bem até tudo estar homogeneizado. . Adicione a segunda banana e misture com uma colher de pau para envolver. . Deite a massa nas formas, mas encha apenas até 1/2 das bases de CupCakes. . Leve ao forno pré-aquecido até estar cozido aproximadamente 20 minutos (o teste do palito é infalível) . Deixe arrefecer alguns minutos e retire das formas. Adicione o frosting apenas quando os ditos estiverem frios.

Frosting de creme de queijo:
-300 g de açúcar em pó
-50 g da manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 ml de creme de queijo (frio) .

Com a ajuda da batedeira elétrica, a uma velocidade média, bati o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. .Juntei o creme de queijo numa só vez e bati a uma velocidade média durante 4 minutos até ficar bem fofo. Não deixei bater de mais para o creme não perder a consistência.

P.S. Como sabem, tenho várias receitas de cupcakes no blog, onde tenho esta, mas, com outras decorações...