terça-feira, outubro 15, 2013

SALADA DE MASSA E ATUM


Tinha sobrado massa cozida penne. Resolvi fazer uma salada, deitar fora é que não! É uma coisa que não consigo fazer, e não pensem que é pelo País estar em crise, e sim, porque sempre fui assim. Quando cozo massa, e por qualquer motivo, no final da cozedura, vejo que cozi a mais, simplesmente passo por água fria, a que não vou usar e coloco num Tupperware e guardo no frigorífico.

Numa tigela coloquei a massa com duas latas de atum natural escorridas. Juntei 2 tomates vermelhos cortado aos cubos, uma mão cheia de azeitonas pretas às rodelas, metade de um pepino cortado aos quartos fino. Para finalizar juntei uma mão-cheia de sementes de abóbora fritas. Temperei com pimenta-preta, sal (pouco), azeite e vinagre balsâmico, juntei umas folhas de manjericão fresco e envolvi. Servi de seguida.

Notas: as sementes de abóbora eu faço assim: numa frigideira antiaderente quando quente,  coloca as mesmas. Quando começa a ouvir crepitar, é o tempo suficiente. Também pode fritar, numa frigideira normal, com uma colher de sopa de azeite, o tempo é o mesmo (crepitar). O crocante das sementes, e sabor fica fantástico.


_______Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora._________

(Tagore)