quinta-feira, outubro 31, 2013

SOPA DE PEIXE


Peixe, é comigo. Simplesmente adoro. Apetecia-me uma sopinha de peixe, ok, se me apetecia só tinha que fazer. Fui ao mercado da Charneca de Caparica e comprei uma posta de safio, e uma de cherne, comprei também 400g de mexilhão fresco. Pois, eu sei que não é dos meus dreams estar a limpar o mexilhão como já tenho dito. Mas, não ia de propósito à MAKRO comprar o de vácuo. Bem, vamos lá ver como fiz a minha sopinha.

Arranjei e limpei muito bem o mexilhão. Cozi em água, quando cozido retirei as cascas e reservei o mexilhão. Coei essa água num funil de algodão e reservei. Cozi o peixe em água temperada com sal marinho. Quando cozido, retirei da água e limpei de pele e espinhas. Reservei. Coei a água numa rede e reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada, 2 dentes de alho picados e levei ao lume até a cebola ficar translúcida. Nessa altura juntei um tomate maduro sem pele e sementes cortado em quadrados, deixei o tomate largar os seus sucos sempre em lume brando. Aumentei o lume e juntei 100 ml de vinho branco, envolvi muito bem. Juntei a água de cozer o mexilhão e peixe e um ramo de coentros, e deixei ferver, nessa altura com a varinha-mágica passei a cebola, o tomate e os coentros. Juntei uma mão-cheia de massa de pevide, e deixei cozinhar, retifiquei os temperos, com sal marinho, e um pouco de pimenta cayenne (não esquecer a água de cozer o peixe que levou sal), e juntei os peixes e mexilhão, foi só o tempo de harmonizar sabores, e depois claro, eu deliciar-me.

___________Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.________

(Augusto Cury)